CULTURA SECULAR
Em 1865, inaugura-se em Caravelas um ostentoso Teatro que dentre tantas companhias, ressaltou-se a "ROSA DE JERICÓ" de autoria do ator, diretor e jornalista Firmino Pereira, natural de Caravelas, cuja peça foi levada ao público no Teatro dos Bancários do Rio de Janeiro com a presença do Ministro da Educação Dr. Gustavo Capanema.
Em agosto de 1960 outra importante Cia. Teatral Grupo Dramático e Recreativo de Caravelas (GDR), abrilhanta o povo com a peça "DEUS E A NATUREZA".
(ruínas da máquina de projeção de filmes do antigo cinema de Caravelas)
TEATRO MUNICIPAL DE CARAVELAS
(extinto teatro e cinema de uma companhia independente (esquerda com auto falante),
década de 50-80. À esquerda, vista (casa com auto falante) do antigo cinema de Caravelas,
fundado em 1865 como Companhia de Teatro, transformado em cinema na década de 40
e desativado em 1972, localizado na antiga Rua Grande, Hoje Rua 7 de Setembro
ruínas do antigo Teatro e Cinema de Caravelas (criado em 1865)


"O espetáculo com que se apresentou à plateia teofilotonense o homogêneo conjunto, agradou à numerosa assistência. São amadores experimentados, senhores do segredo da ribalta".
Outros profissionais da arte cênica, foram responsáveis por ostentosas e magníficas apresentações nos palcos da vida artística, neste exemplo, o Cine Glória era o local em que se abrigava as centenas de pessoas que orgulhosamente vibravam com as monumentais peças colocadas em cartaz, como especificamente foi o caso do Grupo Dramático e Recreativo de Caravelas, quando apresentaram a peça teatral "Deus e a Natureza", levada ao público em 6 e 7 de agosto de 1960 e depois por diversas outras vezes, face ao seu encanto, vislumbrado nos artistas Lival Passos, Antônio Conceição Santos Guida, Lucy Ramos, Maria Madalena Pimenta, Lourdes de Souza Pimenta, Manoel Teixeira Moura e o professor Leonel de Almeida Oliveira.
TEATRO LIVRE DE RUA
artistas independentes que engrandecem a Cultura
VIA SACRA CRUCIS
Teatro de Rua
Embora semelhante exercício seja assaz antigo na história do Cristianismo, as modalidades que ele hoje em dia apresenta são recentes. Percorramos, portanto, rapidamente o histórico da «Via Sacra» para entendermos o significado dessa prática.
1. Peregrinação em miniatura
Há certas devoções do povo cristão que nada mais são do que a forma simplificada de formas anteriores tidas como próprias de uma elite ou como dependentes de circunstâncias históricas ultrapassadas.
Tal é o caso também do hábito monástico. Esta veste significa consagração a Deus e pertinência a uma família religiosa cumulada de benefícios espirituais. O uso, porém, do hábito monástico não é permitido a cristãos que vivem no século, embora eles se anexem, dentro das suas possibilidades, à dita família religiosa. Daí a redução do hábito à forma de «escapulário», peça que pode facilmente (e com notáveis vantagens espirituais) ser usada pelos seculares.
Pois bem; nesta série deve-se enumerar também a Via Sacra. Já que a peregrinação aos lugares santos da Palestina é um ideal para todo cristão, ideal, porém, que poucos conseguem realizar, a Santa Igreja consentiu em que os fiéis pratiquem uma peregrinação em espírito, enriquecida de graças semelhantes às que estão anexas a uma verdadeira peregrinação. É o que se dá justamente no exercício da Via Sacra.
A este vamos agora voltar nossa atenção, considerando esquematicamente
2. O histórico da devoção à Via Sacra
2.1. Desde os primórdios do Cristianismo, os fiéis dedicaram profunda veneração aos lugares santificados pela vida, a morte e a glorificação do Senhor Jesus. De longínquas regiões afluíam à Palestina, a fim de lá orar, deixando-nos em consequência suas narrativas de viagem, das quais as mais importantes na antiguidade são a de Etéria e a do peregrino de Bordéus (séc. IV). Voltando às suas pátrias, esses peregrinos não raro procuravam reproduzir, por meio de quadros ou pequenos monumentos, os veneráveis locais que haviam visitado.
2.2. A tendência a «reproduzir» se acentuou por efeito das Cruzadas (séc. XI/XIII), que proporcionaram a muitos fiéis o ensejo de conhecer os lugares santos e de se nutrir da espiritualidade dos mesmos. Então, principalmente nos mosteiros, se foram erguendo capelas ou monumentos que recordavam os diversos santuários da Terra Santa e eram objeto de «peregrinação» espiritual dos monges e das monjas que não podiam viajar em demanda do Oriente.
Após doze meses de tal regime, na tarde em que devia encerrar a peregrinação espiritual, a Irmã foi para a igreja, onde entrou em oração diante do Santíssimo Sacramento, com as mãos erguidas; ficou nessa atitude até a manhã seguinte, quando a Irmã Sacristã, tendo aberto a igreja, resolveu avisá-la de que os fiéis iam entrar na igreja para assistir à Sta. Missa. Eis, porém, que a «peregrina» estava morta, de joelhos, irradiando do seu semblante uma luminosidade extraordinária...
O fato causou profunda impressão nos fiéis da localidade, que mais tarde disseram ter obtido graças milagrosas por intercessão da santa Religiosa... (cf. Frei Bernardo de Brito, Primeira Parte da Chronica de Cister, 1. VI c. XXXIV foi. 463, Lisboa 1602).
Fique o episódio aqui consignado, a título de ilustração!...
2.3. De acordo com a documentação que nos resta, parece que até o século XII só havia, para os peregrinos da Palestina, guias e roteiros que orientavam a visita dos lugares santos em geral, sem focalizar de maneira especial os que diziam respeito à Paixão do Senhor; em 1187, porém, apareceu o primeiro itinerário que visava a via percorrida pelo Senhor Jesus ao carregar a cruz: é o opúsculo francês «L’éstat de la Cltéz de Jhérusalem». Somente no fim do séc. XIII começaram os fiéis a distinguir nesse itinerário etapas ou estações, cada uma das quais dedicada a um episódio do carregamento da cruz e consagrada por uma oração especial. Por causa das restrições ditadas pelos maometanos que ocupavam a Palestina, foi-se registrando, entre os cristãos, a tendência a fixar cada vez mais um programa determinado e quase invariável para a visita dos lugares concernentes à Paixão de Cristo ; no fim do séc. XIV tal roteiro comum já existia : percorria em sentido inverso a Via Dolorosa de Cristo, partindo da igreja do Santo Sepulcro (monte Calvário) para ir terminar no monte das Oliveiras (donde se vê que não havia propriamente a intenção de acompanhar em espírito Nosso Senhor na sua caminhada dolorosa).
Registramos algumas apresentações, através de nossa equipe de profissionais com cobertura de imagens para produção do vídeo-documentário exibido nas páginas desse blog e, para contribuir com o fortalecimento, memória, preservação e continuação dessa valiosa cultura. Parabéns!
VIA SACRA CRUCIS APRESENTADA PELO
GRUPO TEATRAL DE CULTURA E EVANGELIZAÇAO
MUNICÍPIO DE CARAVELAS
(UMA REFLEXÃO DE VIDA, FÉ E ENALTECIMENTO)
Fotos:
Arquivo Fundação Prof. Ralile
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