UM PARAÍSO DE BELEZAS E RIQUEZAS, ENCANTOS, ATRATIVOS NATURAIS E PERIGO desde 1952 |
|
A B R O L H O S (release)
O Banco Royal Charlotte está situado entre a foz do Rio Jequitinhonha e o município de Prado-Bahia. Apresenta aproximadamente 100 km no sentido leste-oeste e 50 km no sentido norte-sul. Possui superfície plana, cortada por canais com profundidade entre 30 e 40 metros. Por sua vez, o Banco de Abrolhos situa-se entre Prado-BA. e a foz do Rio Doce/ES, abrangendo a porção da plataforma continental em seu maior prolongamento. Com extensão aproximada de 409 km da linha da costa, 257 km encontram-se no litoral baiano e 152 km no litoral capixaba.
Das 21 espécies de corais identificadas no litoral brasileiro, 19 foram encontrados no Banco dos Abrolhos. Além dos recifes de corais, ocorrem na região outros habitats como bancos de algas incrustantes, fundos arenosos e lamosos e manguezais. Os recifes de Abrolhos apresentam características muito diferentes das que ocorrem em outras partes do mundo, tais como: o crescimento em forma de cogumelos que originam estruturas conhecidas por "chapeirões"; a fauna de corais caracterizada por um número menor de espécies, porém, com muitas espécies endêmicas; a presença de algas calcárias incrustantes que apresentam um papel importante na construção da estrutura recifal; e bancos de recifes próximos à costa circundados e algumas vezes até preenchidos por sedimentos.
A região de Abrolhos é conhecida mundialmente como um dos principais locais de reprodução e amamentação da baleia-jubarte. Além disso, estudos realizados na região já catalogaram a existência de 1.300 espécies, das quais mais de 260 espécies de peixes, cerca de 100 espécies de algas, 293 de moluscos, 535 de crustáceos, dentre outros. Foram identificados também na região a ocorrência de 45 espécies que constam em listas de espécies ameaçadas de extinção, dentre essas, 4 espécies de peixes cartilaginosos, como o tubarão-limão e o tubarão-lixa e 10 espécies de peixes ósseos, dentre os quais, 2 espécies de badejo, o mero e o budião.
Por essas razões, no ano de 1983 foi criado na região o primeiro parque nacional marinho do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Depois foram criadas outras Unidades de Conservação de Uso sustentável na região costeira, como as Reservas Extrativistas e APAs. Porém, a área atualmente protegida não contempla a variedade de habitats que ocorre na região., tais como os bancos de algas calcárias, os recifes profundos e as "buracas". E a ampliação da proteção é essencial para garantir a manutenção da biodiversidade regional, bem como, a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.
O Instituto Chico Mendes - ICMBIO (antigo IBAMA), Marinha do Brasil e outras organizações que operam na proteção desta riqueza.
VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR ESTA PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO MARINHA.
Caravelas e Prado são
destinos da Copa do Mundo de 2014
destinos para que o turista estrangeiro aproveite a
Copa do Mundo e conheça mais o Brasil.
A B R O L H O S
- Arquipélago dos Abrolhos
- Instituto Baleia Jubarte
- Centro de Visitantes (ICMBio)
- C.I. do Brasil
- CEPENE (Projeto Manguezal)
- Movimento Cultural Artemanha
- Fundação Professor Ralile
- FLIC
- FLISA
- Jornal O Samburá
- Centro de Convivência dos Pescadores em Barra de Caravelas