13 de Agosto 2015 - Por Administrador
ONG - Manguezal Meu Quintal
Visita Sede da Fundação Professor Benedito Ralile
Recebidos pela Presidente da Instituição _ Geovanna Katherine, os ambientalistas que vieram de Salvador (Ilha de Itaparica), acompanhados do universitário e Diretor do Jornal Comunitário "O Samburá"_ Antonio Emídio (Toinho da Barra), percorreram vários lugares e instituições da cidade para conhecerem outras vivências e acima de tudo, expressarem essa conscientização. Trouxeram na bagagem uma abordagem e linguagem da necessidade de se proteger os MANGUEZAIS como fonte da cadeia alimentar.
Os técnicos da ONG - Manguezal Meu Quintal, Almir Requião e a Assistente Social/Sanitarista Jandaíra Caymmi, que relutam nessa campanha pela Bahia, apresentaram importantes conteúdos sobre a degradação desse eco sistema carente de cuidados. Na oportunidade, vivenciaram também, os projetos da Fundação Professor Ralile. "Foi uma valiosa troca de experiências e de valores
conscientes" (ressaltaram).
ONG - Manguezal Meu Quintal
Visita Sede da Fundação Professor Benedito Ralile
Apresentando Projeto Manguezal é Mata Atlântica |
Almir Requião pesquisando o Blog da Fundação Ralile |
Projeto Cineclube Prof. Ralile |
conscientes" (ressaltaram).
Quase uma tonelada de lixo é retirado das praias de Caravelas
Por: Andréia Vitório/MdRValle Comunicação - 27/09/2012 - 07:59:43
Mais de 200 pessoas se mobilizaram
CARAVELAS - Mais de 200 pessoas se mobilizaram para a 16ª edição da Limpeza de Praias em Caravelas, extremo sul da Bahia, no último dia 15 de setembro. A ação, coordenada pelo Projeto Baleia Jubarte (patrocinado pela Petrobras), pelo Patrulha Ecológica – Escola da Vida e pela Associação Sócio Ambientalista Jogue Limpo, teve início à 7h da manhã, quando todos já estavam prontos para o que seria um dia de muito trabalho.
Mais de 7 quilômetros foram percorridos e quase uma tonelada de lixo (991kg) foi encontrada, incluindo uma geladeira e grande quantidade de espuma de colchão. O resultado deixou a organização do evento preocupada, já que o número é maior do que o do ano passado, quando foram coletados 956,1 kg de resíduos.
Outro dado alarmante é que aumentou também o percentual de plásticos nas praias e no mar, material que representou 67% do total, 6% a mais do que em 2011. Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Arquipélago de Abrolhos, situado na região de mesmo nome, um dos principais celeiros de biodiversidade do planeta e o principal berçário das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul.
Não só as baleias são atingidas, todos os animais da extensa fauna local se prejudicam com a depredação do ambiente onde vivem, podendo até morrem ao ingerir algum resíduo ou ter sérios danos pelo contato com algum material tóxico. Pensando em reforçar a importância e a riqueza natural da região, a Limpeza de Praias do Município de Caravelas é realizada, anualmente, diminuindo a quantidade de lixo no meio ambiente e construindo junto à população uma mentalidade mais comprometida com o meio ambiente.
Esse é o principal objetivo da ação, como explica o geógrafo e educador ambiental do Instituto Baleia jubarte, Kid Aguiar: “a proposta não é mobilizar a comunidade apenas para limpar as praias, o propósito maior é educar e despertar uma consciência política, cidadã e comprometida com o planeta”, diz.
Coordenam e participam dessa ação o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, o Instituto Baleia Jubarte, a Organização Sócio-Ambiental Jogue Limpo, W 10, ZM Embalagens - Saco oxibiodegradável para lixo, Prefeitura Municipal de Caravelas, Cepene, Ecomar, RESEX de Cassurubá, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Supermercado Super Mais, Arekypa Beer, CI Brasil e Restaurante Tio Berlindo e ISAC.
Posse do Conselho Deliberativo da Resex do Cassurubá
Com
a presença de representantes do Governo Federal, Estadual, Municipal,
ONGs e com a participação de mais de 250 convidados da região ribeirinha
extrativista a Comunidade de Barra Velha (composta por mais de 40
famílias) vivenciou neste dia 01/07/2012 a posse dos 27 Conselheiros e seus Suplentes da Resex Extrativista do Cassurubá, juntamente com a apresentação da Cartilha “ Senhores do Conselheiro”, Mapa “ Vida Comunitária na Resex do Cassurubá”, manifestações Culturais e atividades com as crianças. Um marco em sua história e que muito irá contribuir para a melhoria de vida dessas comunidades.
Fotos:conselheiros da Resex do Cassurubá |
Representante do Governo Federal
Sr. Joaquim Rocha Neto (Chefe da RESEX) conduziu o cerimonial |
Sr. Fábio Negrão - Secretário de Turismo de Caravelas
Roteiros ecoturísticos da RESEX
Reserva Extrativista do Cassurubá.
CARIBÊ DE CIMA, TAPERA E MIRINGABA
Característica dos roteiros:
ecológico, cultural e histórico.
Objetivo:
o visitante terá oportunidade de conhecer e interagir com as comunidades, a mata, mangue, história do local, paisagem, fauna e flora, casa de farinha artesanal, degustação da culinária local e dos derivados da mandioca.
CARIBÊ DE CIMA
É uma comunidade que fica a margem do rio Caribê.
No passado o Caribê era uma fazenda. Que era umas das principais fornecedoras de produtos agrícolas para Caravelas e todo trabalho era realizado por escravos que ali moravam.
É uma comunidade que fica a margem do rio Caribê.
No passado o Caribê era uma fazenda. Que era umas das principais fornecedoras de produtos agrícolas para Caravelas e todo trabalho era realizado por escravos que ali moravam.
Portaria Cria Conselho Deliberativo
da Resex do Cassurubá
Foi publicada hoje no Diário Oficial da União, a Portaria No - 54, de 9
de maio de 2012,
que Cria o Conselho Deliberativo da Reserva
Extrativista do Cassurubá, veja:
PORTARIA No- 54, DE 9 DE MAIO DE 2012
Cria o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá/BA.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - INSTITUTO CHICO MENDES, nomeado pela Portaria nº 304, de 28 de março de 2012, da Ministra de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, publicada no Diário Oficial da União de 29 de março de 2012, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 21, inciso I, do Anexo I da Estrutura Regimental aprovada pelo Decreto nº 7.515, de 08 de julho de 2011, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente;
Considerando o disposto no art. 18, da Lei nº 9.985, bem como os art. 17 a 20 do Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que a regulamenta; Considerando o Decreto s/nº de 05 de junho de 2009, que criou a Reserva Extrativista de Cassurubá, no Estado da Bahia; Considerando a Instrução Normativa ICMBio nº 02, de 18 de setembro de 2007, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para formação e funcionamento de Conselho Deliberativo de Reserva Extrativista e de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Federal; e
Considerando as proposições apresentadas pela Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação no Processo ICMBio nº 02070.003722/2011-89, resolve:
Art. 1º - Criar o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá, com a finalidade de contribuir com ações voltadas ao efetivo cumprimento dos seus objetivos de criação e implementação do Plano de Manejo da Unidade.
Art. 2º - O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá é composto por representantes dos seguintes órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil:
DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS:
I - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, sendo um titular e um suplente;
II - Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste - CEPENE - Base Avançada - Caravelas/BA do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, sendo um titular e um suplente;
III - Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia - INEMA, sendo um titular e um suplente;
IV - Bahia Pesca, sendo um titular e um suplente;
V - Gerência Regional de Teixeira de Freitas/BA da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA, sendo um titular e um suplente;
VI - Prefeitura Municipal de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
VII - Prefeitura Municipal de Nova Viçosa/BA, sendo um titular e um suplente;
VIII - Câmara Municipal de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
DA SOCIEDADE CIVIL:
IX - Beneficiários da Comunidade Barra Velha I, sendo um titular e um suplente;
X - Beneficiários da Comunidade Barra Velha II, sendo um titular e um suplente;
XI - Beneficiários das Comunidades Perobas, Telhas, Tribaúna e Bom Jardim, sendo um titular e um suplente;
XII - Beneficiários das Comunidades Caribê de Cima, Caribê do Meio, Caribê de Baixo, Martins, Tucunzeiro e Largo, sendo dois titulares e dois suplentes;
XIII - Beneficiários das Comunidades Rio do Macaco, Lopes, Jaburuna e Massangano, sendo um titular e um suplente;
XIV - Beneficiários da Ilha da Caçumba, sendo um titular e um suplente;
XV - Beneficiários das Comunidades Tapera, Miringaba e Rio do Poço, sendo um titular e um suplente;
XVI - Beneficiários das Comunidades Calabouço e Cupido, sendo um titular e um suplente;
XVII - Colônia Z-29, sendo um titular e um suplente;
XVIII - Associação de Marisqueiros(as) Aquicultores(as) e Pescadores(as) de Nova Viçosa/BA, sendo um titular e um suplente;
XIX - Colônia Z-25, sendo titular, e Associação dos Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira - APESCA, sendo suplente;
XX - Associação dos Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas - AMPAC, sendo um titular e um suplente;
XXI - Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
XXII - Colônia Z-24, sendo um titular e um suplente;
XXIII - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas - STR/BA, sendo um titular e um suplente;
XXIV - Conservação Internacional - CI - Brasil, sendo titular, e Instituto Baleia Jubarte - IBJ, sendo suplente;
XXV - Associação de Estudos Costeiros e Marinhos ECOMAR, sendo titular, e Movimento Cultural Arte Manha, sendo suplente;
e
XXVI - Associação dos Produtores de Floresta Plantada do Estado da Bahia - ABAF, sendo um titular e um suplente.
Parágrafo único. O Conselho Deliberativo será presidido pelo Chefe da Reserva Extrativista de Cassurubá, a quem compete indicar seu suplente.
Art. 3º - As atribuições dos membros, a organização e o funcionamento do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá serão estabelecidos em regimento interno elaborado pelos membros do Conselho e aprovado em reunião.
§1º - O Conselho Deliberativo deverá elaborar seu regimento interno no prazo de noventa dias, contados a partir da data de posse.
§2º - Antes de sua aprovação pelo Conselho, o regimento interno deverá ser encaminhado à Coordenação responsável do Instituto Chico Mendes - Sede para conhecimento e manifestação, caso
haja alterações.
Art. 4º - O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse público.
Art. 5º - Toda e qualquer proposta de alteração na composição do Conselho Deliberativo deve ser registrada em ata de reunião do Conselho e submetida à decisão da Presidência do Instituto Chico Mendes para publicação de nova portaria.
Art. 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ROBERTO RICARDO VIZENTIN
Cria o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá/BA.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - INSTITUTO CHICO MENDES, nomeado pela Portaria nº 304, de 28 de março de 2012, da Ministra de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, publicada no Diário Oficial da União de 29 de março de 2012, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 21, inciso I, do Anexo I da Estrutura Regimental aprovada pelo Decreto nº 7.515, de 08 de julho de 2011, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente;
Considerando o disposto no art. 18, da Lei nº 9.985, bem como os art. 17 a 20 do Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que a regulamenta; Considerando o Decreto s/nº de 05 de junho de 2009, que criou a Reserva Extrativista de Cassurubá, no Estado da Bahia; Considerando a Instrução Normativa ICMBio nº 02, de 18 de setembro de 2007, que disciplina as diretrizes, normas e procedimentos para formação e funcionamento de Conselho Deliberativo de Reserva Extrativista e de Reserva de Desenvolvimento Sustentável Federal; e
Considerando as proposições apresentadas pela Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação no Processo ICMBio nº 02070.003722/2011-89, resolve:
Art. 1º - Criar o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá, com a finalidade de contribuir com ações voltadas ao efetivo cumprimento dos seus objetivos de criação e implementação do Plano de Manejo da Unidade.
Art. 2º - O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá é composto por representantes dos seguintes órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil:
DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS:
I - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, sendo um titular e um suplente;
II - Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste - CEPENE - Base Avançada - Caravelas/BA do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, sendo um titular e um suplente;
III - Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia - INEMA, sendo um titular e um suplente;
IV - Bahia Pesca, sendo um titular e um suplente;
V - Gerência Regional de Teixeira de Freitas/BA da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. - EBDA, sendo um titular e um suplente;
VI - Prefeitura Municipal de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
VII - Prefeitura Municipal de Nova Viçosa/BA, sendo um titular e um suplente;
VIII - Câmara Municipal de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
DA SOCIEDADE CIVIL:
IX - Beneficiários da Comunidade Barra Velha I, sendo um titular e um suplente;
X - Beneficiários da Comunidade Barra Velha II, sendo um titular e um suplente;
XI - Beneficiários das Comunidades Perobas, Telhas, Tribaúna e Bom Jardim, sendo um titular e um suplente;
XII - Beneficiários das Comunidades Caribê de Cima, Caribê do Meio, Caribê de Baixo, Martins, Tucunzeiro e Largo, sendo dois titulares e dois suplentes;
XIII - Beneficiários das Comunidades Rio do Macaco, Lopes, Jaburuna e Massangano, sendo um titular e um suplente;
XIV - Beneficiários da Ilha da Caçumba, sendo um titular e um suplente;
XV - Beneficiários das Comunidades Tapera, Miringaba e Rio do Poço, sendo um titular e um suplente;
XVI - Beneficiários das Comunidades Calabouço e Cupido, sendo um titular e um suplente;
XVII - Colônia Z-29, sendo um titular e um suplente;
XVIII - Associação de Marisqueiros(as) Aquicultores(as) e Pescadores(as) de Nova Viçosa/BA, sendo um titular e um suplente;
XIX - Colônia Z-25, sendo titular, e Associação dos Pescadores de Rede de Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira - APESCA, sendo suplente;
XX - Associação dos Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas - AMPAC, sendo um titular e um suplente;
XXI - Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas/BA, sendo um titular e um suplente;
XXII - Colônia Z-24, sendo um titular e um suplente;
XXIII - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas - STR/BA, sendo um titular e um suplente;
XXIV - Conservação Internacional - CI - Brasil, sendo titular, e Instituto Baleia Jubarte - IBJ, sendo suplente;
XXV - Associação de Estudos Costeiros e Marinhos ECOMAR, sendo titular, e Movimento Cultural Arte Manha, sendo suplente;
e
XXVI - Associação dos Produtores de Floresta Plantada do Estado da Bahia - ABAF, sendo um titular e um suplente.
Parágrafo único. O Conselho Deliberativo será presidido pelo Chefe da Reserva Extrativista de Cassurubá, a quem compete indicar seu suplente.
Art. 3º - As atribuições dos membros, a organização e o funcionamento do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cassurubá serão estabelecidos em regimento interno elaborado pelos membros do Conselho e aprovado em reunião.
§1º - O Conselho Deliberativo deverá elaborar seu regimento interno no prazo de noventa dias, contados a partir da data de posse.
§2º - Antes de sua aprovação pelo Conselho, o regimento interno deverá ser encaminhado à Coordenação responsável do Instituto Chico Mendes - Sede para conhecimento e manifestação, caso
haja alterações.
Art. 4º - O mandato dos conselheiros é de dois anos, renovável por igual período, não remunerado e considerado atividade de relevante interesse público.
Art. 5º - Toda e qualquer proposta de alteração na composição do Conselho Deliberativo deve ser registrada em ata de reunião do Conselho e submetida à decisão da Presidência do Instituto Chico Mendes para publicação de nova portaria.
Art. 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ROBERTO RICARDO VIZENTIN
Fonte: Extraído do Blog http://farolparaabrolhos.blogspot.com.br
Resex do Cassurubá constrói regras para a pesca
Brasília
(03/05/2012) – Com o objetivo de construir regras para a pesca na
Reserva Extrativista do Cassurubá, diversos encontros foram realizados
ao longo do mês de abril com os pescadores. As normas são necessárias
para evitar que ocorram conflitos entre os pescadores e diminuir ou
tentar banir atividades que claramente comprometem a disponibilidade de
pescado na região.
Na primeira fase foram realizadas rodas de conversa com cada grupo
pescador separadamente, nos municípios baianos de Caravelas, Nova
Viçosa, Alcobaça e Barra Velha. Atividades que visavam conhecer a pesca
em cada localidade foram realizadas e as dificuldades e problemas foram
levantados com propostas de possíveis de soluções.
Na assembleia final, pescadores das quatro localidades se reuniram
para debater as regras. Os problemas surgidos nas oficinas individuais
foram apresentados e debatidos. Para este momento esteve presente para
moderação Mauro Ruffino, consultor com experiência na elaboração de
acordos de pesca e gestão compartilhada em vários locais do Brasil. O
resultado das oficinas deve passar pelo Conselho Deliberativo da Reserva
Extrativista do Cassurubá e encaminhado para análise e publicação de
normativa regulamentando a pesca na região.
O acordo de pesca foi pré-estabelecido fazendo limitação de tamanho
de rede, tamanho de malha, disposição da colocação de redes, proibição
de alguns tipos de pesca, criação de área de exclusão para pesca
motorizada e definição de tamanhos mínimos de captura. Outro passo
importante será o monitoramento. Os pescadores terão papel fundamental
de auxiliar na verificação do cumprimento das regras acordadas, no
resultado da disponibilidade de pescado e na diminuição da ocorrência de
conflitos.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
(61) 3341-9280
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Representantes da Reserva Extrativista
do Cassurubá presentes no VII FBEA
Representantes da agricultura familiar e de quatro Reservas Extrativistas (Resex) do estado compareceram ao VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA)
com seus produtos artesanais: a de Canavieiras; a da Bahia do Iguape,
em Maragojipe; a de Corumbau, em Porto Seguro e Prado; e a de Cassurubá,
que envolve Caravelas e Nova Viçosa.
Ernesto Monteiro é pescador
artesanal da Reserva Extrativista de Canavieiras, no sul do estado.
Segundo ele, a participação das comunidades tradicionais mostra que o
extrativismo contribui para a economia do estado, por meio do material
coletado nas marés e na floresta. “A sobra destes produtos é
reaproveitada nos artesanatos, como os que estamos expondo. O
extrativismo é uma saída para a sustentabilidade ambiental”.
Adriana Silva faz parte da
Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plásticos e Proteção
Ambiental (Camapet). Eles produzem joias a partir de garrafas pet.
“Começamos com uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia [Uneb]
e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
[CNPq], por meio de uma incubadora. Passamos seis meses em sala de aula,
aprendendo um pouco de design de joias”.
Experiências da Feira Sustentável promovem inclusão social
De acordo com o secretário do
Meio Ambiente, Eugênio Spengler, essas experiências expostas na feira
são iniciativas de economias socioambientais voltadas para a
sustentabilidade. “Este talvez seja o grande desafio que enfrentamos
hoje na área ambiental, que é dar efetividade para que as ações de
desenvolvimento sustentável se concretizem em melhoria da qualidade de
vida para os setores da sociedade que estão fora do processo produtivo e
marginalizados”.
Spengler afirmou que a educação
ambiental envolve a lógica da inclusão social, associando iniciativas de
produção de alimentos, vestuário, equipamentos e reciclagem,
“demonstrando ser fundamental uma mudança no padrão de produção e
consumo. Para isso, é necessário que tenhamos políticas efetivas de
redução na quantidade dos recursos naturais utilizados na produção de
bens e consumo”.
Para o professor da Universidade
Estadual do Sudoeste (Uesb) e coordenador da Feira Sustentável da
Agricultura Familiar, Miro Conceição, o mais interessante do evento é a
presença, pela primeira vez, da agricultura familiar em um fórum de
educação ambiental. Os agricultores estão expondo seus produtos e
aprendendo o que é a educação ambiental e como ser multiplicadores deste
conhecimento.
Transversalidade
“A proposta é incluir, de forma
transversal, a educação ambiental na assistência técnica de extensão
rural. Aqui, eles estão tendo oficinas e minicursos, onde aprendem a
trabalhar temas simples como o lixo, cuidado com as matas e com as
nascentes”, afirmou Miro. Além da Uneb e da coordenação do Fórum
Brasileiro de Educação Ambiental, a iniciativa envolve a Secretaria da
Agricultura do Estado (Seagri), por meio da Empresa Baiana de
Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Superintendência da Agricultura
Familiar (Suaf).
FONTE: Ascom Sema-BA
RESERVA EXTRATIVISTA
DO CASSURUBÁ
Criada pelo Governo Federal, é outra vitória da comunidade (principalmente dos pescadores e marisqueiras). O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, daqui de Ponta de Areia,
assinou o Decreteo Lei, criando a Reserva, garantindo assim um futuro
mais tranquilo para o nosso povo. No dia 05 de junho de 2011, na região
Ribeirinha de Caravelas (Sítio Tapera) com a presença de diversas comunidades e Instituições, foi criado o Conselho Deliberativo da Resex Cassurubá.
Reserva Extrativista de Cassurubá | |
---|---|
Localização | Bahia, Brasil |
Cidade mais próxima | Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa |
Coordenadas | |
Área | 100.687 hectares |
Criação | 5 de junho de 2009 |
Gestão | ICMBio |
A Reserva Extrativista de Cassurubá é uma unidade de conservação federal do Brasil categorizada como reserva extrativista e criada por Decreto Presidencial em 5 de junho de 2009 numa área de 100.687 hectares nos municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, no estado do Bahia.
Referências:
- Decreto de criação - Presidência da República Federativa do Brasil.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Está acontecendo o cadastramento das famílias beneficiárias da RESEX do Cassurubá
No
dia 19/10 começou em Caravelas o cadastramento das famílias
beneficiárias da RESEX do Cassurubá, que está acontecendo na Colônia de
Pescadores e Aquicultores Z 25, no Distrito de Ponta da Areia
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO
e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA estão
realizando, com apoio da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 25, da
AMPAC e outras associações comunitarias o cadastro das famílias da RESEX
do Cassurubá. Este cadastro é voltado para todas as famílias de
pescadores, marisqueiras, agricultores e demais extrativistas que
dependem dos recursos naturais da região da RESEX, que abrange uma área
de 100.687 hectares de estuários, restingas, mangues e ambientes
marinhos entre as cidades de Caravelas e Nova Viçosa.
O
objetivo principal do cadastramento é conhecer quem são os
beneficiários da RESEX do Cassurubá, ou seja, quem são aqueles que
poderão fazer uso da área e ditar as regras de uso. Adicionalmente, o
cadastro é um grande e fundamental passo para que estes beneficiários
tenham acesso a Políticas Públicas (Benefícios) que por lei são
destinados. Importante também lembrar que além do cadastro, outro passo
fundamental para a implementação das políticas públicas é a organização
comunitária, em associações e/ou cooperativas.
O
cadastro traz mais uma esperança de melhoria de vida para os
pescadores, marisqueiras e extrativistas da região, e é resultado de um
processo iniciado em 2002,
quando o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Desenvolvimento
Agrário, lançaram uma norma conjunta, reconhecendo os beneficiários das
Resex’s como beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária –
PNRA, devido a importância destas populações para a proteção do meio ambiente e a produção sustentável de alimentos.
Este
programa prevê o acesso ao crédito implementação, que é para a melhoria
das condições de trabalho (aquisição de redes e outros materiais de
pesca, por exemplo), melhoria das condições de habitação, entre outros.
Alem disso, poderão acessar o Pronaf A, que é a linha de crédito mais
atrativa do Brasil. Outros pescadores e marisqueiras no Brasil que estão
fora de Resex não tem o direito de acessar estas políticas, porém, é
necessário reforçar que o cadastro é apenas um dos passos, outros passos
ainda são necessários, como a organização comunitária.
ATENÇÃO:
É importante a presença do casal para fazer o cadastro, e os documentos
necessários são Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho, CPF, Certidão
de Casamento (para os casados), Certidão de Nascimento, RG ou CPF dos
dependentes e o Registro Geral de Pesca.
Fonte: FarolparaAbrolhos
Foi um sucesso a Oficina de Planejamento da Educação Ambiental e Comunicação da RESEX do Cassurubá
Com a participação de 26 entidades da região de Caravelas e Nova Viçosa, foi um sucesso a Oficina
de Planejamento da Educação Ambiental e Comunicação no âmbito da
Reserva Extrativista do Cassurubá, que aconteceu nestes dias 12 e
13/09. Além das organizações dos movimentos sociais, como associações
de marisqueiras, pescadores e associações culturais, a atividade contou
com a presença de organizações ambientalistas e secretarias de
governo, como representantes das secretarias municipais de Educação,
Cultura, Turismo e Esportes de Caravelas.
Além
de nivelar as informações sobre diretrizes e normas relacionadas à
Educação Ambiental e Comunicação, o grupo trabalhou unido no
levantamento das iniciativas realizadas pelos diversos parceiros,
fazendo um diagnóstico dos problemas, dificuldades e potenciais para
serem trabalhados pela Educação Ambiental e pela Comunicação dentro da
RESEX e em seu entorno.
Como
as várias entidades presentes têm muito em comum, além dos trabalhos
desenvolvidos em prol da RESEX e suas populações, a avaliação do grupo
foi positiva no sentido de potencializar as parcerias e construir
um plano de ações coletivo. Vejam algumas fotos abaixo: farolparaabrolhos.blogspot.com
SR. JOAQUIM NETO (CHEFE DA RESEX) FALA DO OBJETIVO
CHEFE DO PROJETO MANGUEZAL (SR. ULISSES SCOFIELD)
FAZ PRONUNCIAMENTO EM REUNIÃO NA ILHA DA TAPERA
FAZ PRONUNCIAMENTO EM REUNIÃO NA ILHA DA TAPERA
O CHEFE DA RESEX CASSURUBÁ (SR. JOAQUIM NETO) EM ASSEMBLÉIA
NA REGIÃO RIBEIRINHA, FAZ EXPLANAÇÃO DO PROJETO DE CRIAÇÃO
DO CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX. A COMUNIDADE FICOU SATISFEITA.
Transporte de madeira da Fibria reduz consumo do diesel
Por: Sulbahianews/Pauta6Comunicação - 26/09/2012 - 15:05:46
Buscar soluções que otimizem o uso dos recursos naturais é uma preocupação constante na Fibria. No que diz respeito ao combustível utilizado no transporte rodoviário de madeira, a empresa vem obtendo resultado significativo. De janeiro a julho deste ano, a atividade de transporte de madeira deixou de consumir 6,7 milhões de litros de diesel, o que equivale a uma economia da ordem de R$ 11 milhões.
Em números absolutos a redução até parece tímida: a média de consumo passou de 1,58 km/l em 2011 para 1,63 km/l nos sete primeiros meses de 2012. Entretanto, quando se confronta essa performance com a quantidade de quilômetros rodados (em média 4,3 milhões de km por mês), é possível notar a representatividade da evolução. A expectativa é que a média de consumo de 1,63 km/l seja mantida nos próximos meses, segundo observou Éverton Lima, analista de Operações Florestais da Fibria.
Ele credita o desempenho a alguns fatores, com destaque para a gestão mais próxima junto aos provedores de serviços responsáveis pelo transporte de madeira, com a discussão e validação dos números na rotina operacional. “Essa proximidade facilita o desenvolvimento de ações que vão desde o treinamento dos motoristas, para que dirijam visando otimizar o desempenho dos veículos, até a manutenção mecânica mais apurada, sempre considerando as questões relacionadas à segurança”, observou Éverton Lima.
A atividade de transporte de madeira é realizada pelas empresas JSL, Coopercarga, Expresso Nepomuceno, Gafor e Aqces. A performance destas empresas é avaliada com base em indicadores específicos e o consumo de combustível é um desses indicadores.
Governo tem pressa porque a MP ainda precisa ser votada no Senado.
Comente agora
A tarde foi tumultuada na Câmara dos Deputados, foram horas de espera, ânimos exaltados e discussões acaloradas. A sessão que aprovou a Medida Provisória do Código Florestal demorou seis horas.
Alguns deputados sugeriram mudanças no texto, mas todas foram rejeitadas. A Câmara acabou aprovando a versão que saiu da comissão mista, no fim do mês passado, e que desagradou ao governo. Ela flexibiliza regras rígidas de reflorestamento nas margens de rios, determinadas pela presidente Dilma Rousseff.
Apenas as propriedades com mais de 15 módulos fiscais é que serão obrigadas a recompor entre 20 e 100 metros. Propriedades entre dois e 15 módulos devem recompor 15 metros de mata ciliar em cada margem.
Apesar de insatisfeita, a base governista concordou em aprovar o texto para não perder o prazo que vence no dia oito de outubro, mas o líder do governo, Arlindo Chinaglia, lembrou que a presidente Dilma pode ainda vetar os pontos que não agradam ao Executivo.
A possibilidade do veto, levantada pelo governo, é bastante criticada pela bancada ruralista, que diz que essa flexibilização dos limites de reflorestamento foi acordada durante a comissão mista.
O texto segue para votação no plenário do Senado. O presidente da casa, José Sarney, diz que pretende convocar uma sessão extraordinária para tratar do assunto já na semana que vem.
Animais marinhos são encontrados encalhados em praias do Extremo Sul
Por: Sulbahianews/Ascom/PAT Ecosmar - 13/08/2012 - 16:29:07
No último final de semana, em menos de 48 horas, a ONG PAT Ecosmar registrou um aumento significativo dos encalhes de animais marinhos, mortos e vivos, nas praias do Extremo Sul da Bahia. Durante o monitoramento rotineiro das praias, a equipe do PAT Ecosmar encontrou numa região deserta do município de Belmonte a carcaça de uma baleia Jubarte em avançado estado de decomposição. Foi o primeiro encalhe de baleia nesta temporada nas praias do Sul e Extremo sul da Bahia.
Pinguins
No sábado e domingo, 11 e 12 de agosto, foram registrados também 13 encalhes de pinguins vivos e dois de tartarugas marinhas mortas. A maioria dos pinguins foi encontrada em Porto Seguro, mas também houve resgates nos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Caravelas. “Os pingüins chegam muito magros – até 60% abaixo do seu peso normal – e na maioria das vezes doentes”, disse Paolo Botticelli, coordenador das equipes de campo da PAT Ecosmar. “Por causa das severas infecções, eles precisam ser tratados com antibióticos e a recuperação dos animais pode demorar bastante”, acrescentou.
Base recebe animais resgatados
Os pinguins resgatados no trecho desde a divisa do Espírito Santo até Belmonte são levados para a base de praia do PAT Ecosmar em Porto Seguro, localizada na Cabana Malibu, na Orla Norte. No ano passado, a ONG recebeu também animais da RESEX de Canavieiras e de Ilhéus.
A PAT Ecosmar tem autorização específica do IBAMA para transporte e tratamento de fauna silvestre, sendo especializada no tratamento de animais marinhos. Apesar do importante trabalho desenvolvido, a ONG não recebe patrocínio, o que faz com que os voluntários tenham que se virar para comprar remédios, vitaminas e peixes para o tratamento dos pinguins.
Crime ambiental
A entidade lembra que manter pinguins em cativeiro é crime ambiental, punível com multa e detenção até dois anos (lei 9605/98). Caso alguém encontre um pinguim, deve manter o animal longe os curiosos, pois o estresse pode até causar a morte dos animais mais debilitados, e ligar imediatamente para o PAT Ecosmar – telefones (73) 3679-2234 (sede em Porto Seguro) e (73) 3679-1224 (base de praia), ou para o IBAMA ou a Secretaria de Meio Ambiente de sua cidade.
A ONG alerta ainda que é preciso cuidado pois a maioria dos pinguins chega com graves infecções e o bico pode causar ferimentos sérios, especialmente nos olhos, nas pessoas que se aproximarem desses animais.
Ascom/PAT Ecosmar
Florestas na Rio+20 I
A valorização do carbono florestal será tema da apresentação de Marcelo Castelli, presidente da Fibria, no painel latino-americano do Rio+20 Business Day, evento organizado no dia 19/6, no Rio de Janeiro, pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), pela International Chamber of Commerce (ICC) e pelo Pacto Global das Nações Unidas. A plataforma reunirá representantes de empresas, governos e ONGs em debates que vão gerar contribuições para a conferência das Nações Unidas. Castelli abordará também o fortalecimento da economia baseada em florestas plantadas e a importância do sequestro de carbono para a preservação do meio ambiente. Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, falará sobre a atuação das indústrias na promoção da sustentabilidade.
Florestas na Rio+20 II
José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da empresa, falará sobre a experiência da Fibria, em 16/6, no talk show Mecanismos de Valorização da Biodiversidade: propostas e desafios, promovido pelo Santander dentro do Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20, evento do Pacto Global das Nações Unidas. Penido será também um dos palestrantes no seminário internacional "Forests: the Heart of a Green Economy" (do inglês, "Florestas: o coração da economia verde"), em 18/6. Parceria entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) e a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o evento contribuirá para os debates da Conferência Rio+20. O executivo participará ainda, em 21/6, do fórum "Exemplos do Setor Empresarial Brasileiro a Caminho de uma Economia Verde", evento do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que debaterá economia verde e práticas empresariais sustentáveis.
Preocupação com ambiente cresce
mas não é prioridade, diz pesquisa
O meio ambiente está em sexto lugar na lista dos principais problemas citados pela população brasileira, segundo o levantamento apresentado pela ministra Izabella Teixeira no Rio.
Do total de entrevistados, 13 por cento apontaram o tema no levantamento atual, contra 6 por cento em 2006, 5 por cento em 1997 e nenhuma citação em 1992, ano em que o país sediou a conferência ambiental Eco92.
A pesquisa, "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável", ouviu 2.201 pessoas de todas as regiões, de diferentes níveis de escolaridades e renda.
De acordo com o levantamento, o meio ambiente fica atrás na lista de preocupações de temas como saúde/hospitais (81 por cento), violência/criminalidade (65 por cento), desemprego (34 por cento), educação (32 por cento) e políticos (23 por cento).
Há seis anos, o meio ambiente aparecia na 12a posição, à frente apenas de reforma agrária e dívida externa.
"Os resultados são bastante expressivos. Em 1992, o meio ambiente sequer aparecia na lista de prioridades para o brasileiro", disse Izabella a jornalistas. "Isso é resultado de um maior acesso à informação. Mas o meio ambiente também é visto como problema, e não como uma oportunidade."
Apesar da comemoração pelo resultado, 11 por cento dos brasileiros disseram não haver problema ambiental no país. Esse percentual é menor que o observado em 1992, quando chegou a 47 por cento.
Os problemas ambientais mais citados na pesquisa são desmatamento (67 por cento) e poluição dos rios, lagos e outras fontes de água (47 por cento). Continuação...
Encantamar: Educando o Olhar para Construir seu Lugar
Postado em 19 janeiro 2012. www.caravelasnews.com.br
O
Projeto “Encantamar: Educando o Olhar para Construir seu Lugar” tem
suas atividades iniciadas. Celebrado pela ONG ECOMAR, no final do ano de
2011, com o Ministério da Justiça/ Secretaria de Direito
Econômico/Fundo dos Direitos Difusos, Convênio MJ/SDE/FDD N˚ 080/2011,
resulta dos esforços de articulação do Núcleo de Educação Ambiental do
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Ecomar, o Movimento Cultural
Arte Manha, o ICMBio (Resex do Cassurubá e P.N.M. Abrolhos), o Cine
Clube Caravelas e o Movimento de Arte e Comunicação Popular de
Caravelas.
Com uso de ferramentas de Educomunicação
Ambiental propõe a difusão de informações relacionadas a implementação e
gestão da Reserva Extrativista do Cassurubá e do Parque Nacional
Marinho dos Abrolhos. Direcionado aos segmentos sociais relacionados aos
territórios dessas Unidades de Conservação, com especial atenção às
comunidades locais, pequenos produtores rurais, ribeirinhos (as),
pescadores (as) artesanais, marisqueiras, ampliando a participação e
diálogo nos espaços de tomada de decisão”.
Abrange ações dos programas Comunidade
em Abrolhos; Professores no Parque; Jornal comunitário O Timoneiro; Cine
Boitatá e Cinema no Mangue, com exibições e oficinas de vídeo com as
comunidades Ribeirinhas da Resex do Cassurubá, além de intercâmbio dos
Extrativistas da Resex com Centros de Tecnologias Apropriadas e um
Seminário de Saberes e Fazeres no final do projeto, integrando os
resultados, divulgando e interagindo com as comunidades.
Informações do processo seletivo para formação da equipe técnica pode ser acessado no link: http://www.sendspace.com/file/2zlbfl
19/01/2012 - 09h24
Amazônia está emitindo cada vez mais gás-estufa
RAFAEL GARCIA
DE WASHINGTON
DE WASHINGTON
A Amazônia é importante para absorver gás carbônico e ajudar a combater o
aquecimento global? O estudo mais recente sobre essa questão, que
atormenta cientistas há décadas, aponta que ainda há dúvidas sobre se a
região é mesmo um "sorvedouro" de carbono. Mas o trabalho conclui que o
desmatamento e o aquecimento global estão gradualmente levando a região a
se tornar mais uma fonte dos gases de efeito estufa do que um ralo para
absorvê-los.
"Não sabemos de onde partimos, mas sabemos para onde estamos indo", disse à Folha Eric Davidson, cientista do Centro de Pesquisas de Woods Hole (EUA), que coordenou o trabalho.
"A mudança talvez seja de um sorvedouro de carbono forte para um
sorvedouro fraco ou de uma fonte pequena de carbono para uma um pouco
maior, talvez até cruzando essa barreira. Ainda não temos como estimar o
fluxo líquido de carbono para toda a bacia Amazônica."
Editoria de arte/Folhapress | ||
Pesca artesanal da lagosta
está proibida na Bahia até 31 de maio
Por determinação do Ibama, o período de defeso da lagosta será ampliado e a pesca está proibida nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Alcobaça, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, entre outros
BAHIA - O defeso da lagosta na Bahia, iniciado em 1º
de dezembro de 2011, continua até o dia 31 de maio de 2012, Neste
período, o pescador artesanal está proibido de exercer as suas
atividades, devido à reprodução das espécies.
Para compensar, ele recebe seis parcelas do seguro-desemprego no valor do salário mínimo vigente, podendo requerer o benefício durante todo o período do defeso.
Para compensar, ele recebe seis parcelas do seguro-desemprego no valor do salário mínimo vigente, podendo requerer o benefício durante todo o período do defeso.
A pesca da lagosta está proibida nos municípios de Porto Seguro,
Santa Cruz Cabrália, Alcobaça, Itacaré, Jaguaripe, Ilhéus, Canavieiras,
Conceição, Valença, Camamu e na localidade de Ilha D’ajuda.
O tempo do período de defeso é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O tempo do período de defeso é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
População de baleias jubarte cresce no litoral do país
Cientistas e pesquisadores do IBJ também comemoram a redução do número de encalhes das baleias, que caiu de 96 no ano passado para 32 este ano
BRASIL - Entre janeiro e fevereiro, o Instituto
Baleia Jubarte (IBJ), com sede em Caravelas, no extremo sul baiano,
conclui o censo que mapeia as espécies de baleias que chegam ao Brasil.
Os resultados, ainda que preliminares, são animadores.
Após 25 anos de proibição da pesca comercial de cetáceos no país, a
população desses animais que vêm à costa brasileira para se reproduzir
registrou aumento. Também houve uma redução no número de encalhes. Em
2010, foram 96; este ano, entre os meses de outubro e novembro, foram
32.
10 Dezembro de 2011
1º SEMINÁRIO DA DRAGAGEM DE
ACESSO AO CANAL DO TOMBA (CARAVELAS)
A Comissão de Acompanhamento da Dragagem do Canal do Tomba estará realizando nos dias 13 e 14 de Dezembro, no Centro de Visitantes do Parque de Abrolhos, o 1º Seminário da Dragagem de Acesso ao Canal do Tomba.
A participação de todos é importante porque o objetivo do encontro é a Construção Conjunta de propostas de Melhoria/ Adequação das metodologias empregadas nos Monitoramentos vinculados ao empreendimento, assegurando um ambiente saudável e produtivo.
A participação de todos é importante porque o objetivo do encontro é a Construção Conjunta de propostas de Melhoria/ Adequação das metodologias empregadas nos Monitoramentos vinculados ao empreendimento, assegurando um ambiente saudável e produtivo.
PROGRAMAÇÃO
DIA 13/12/2011
09:00h – 09:30h - ABERTURA
09:30h – 09:50h - DRAGAGEM DO CANAL DO TOMBA (Histórico; Localização; Condicionantes)
09:50h – 10:10h - LANCHE
10:10h – 11:10h - EXPERIÊNCIAS E RELATOS DOS PESCADORES
11:10h – 12:30h - CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
- Caracterização através de resultados obtidos nos monitoramentos relacionados ao ambiente físico:
- Distribuição espacial de turbidez;
- Hidrodinâmica;
- Evolução da Linha da Costa;
- Evolução do fundo da Área de Descarte.
- Distribuição espacial de turbidez;
- Hidrodinâmica;
- Evolução da Linha da Costa;
- Evolução do fundo da Área de Descarte.
12:30h – 14:00h - ALMOÇO
14:00h – 17:30h - DISCUSSÃO SOBRE O MONITORAMENTO DO BANCO CAMARONEIRO
- Apresentação e discussão do Monitoramento do Banco Camaroneiro.
- Apresentação e discussão do Monitoramento do Banco Camaroneiro.
DIA 14/12/2011
09:O0h – 11:00h - CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS DE MELHORIA PARA OS MONITORAMENTOS.
11:00h – 12:00h - ENCAMINHAMENTOS FINAIS.
FONTE: Resex Cassurubá - ICMBio
09/12/2011
Ecologistas iniciam campanha contra os baleeiros na Antártida
DA EFE
O grupo ecologista Sea Shepherd termina os preparativos para inicias nas
águas da Antártida uma intensa campanha contra os baleeiros japoneses,
na tentativa de acabar com a temporada de caça às baleias.
Os navios da organização vão ter a missão de impedir que a frota
japonesa capture cerca de 900 baleias para supostos "fins científicos".
Esta será a oitava campanha da organização e pode ser uma das mais
extremas até agora, já que os navios japoneses reforçaram a segurança. A
ação é chamada de "Operação Vento Divino", como a dos pilotos suicidas
japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
Caça às baleias recomeça
Caça às baleias recomeça
Postado em 06 dezembro 2011.
A frota baleeira japonesa partiu hoje em direção à Antártica para
a caçada anual às baleias, apesar dos protestos internacionais contra a
prática. O Japão classifica as expedições como pesquisas científicas,
desrespeitando a moratória contra a caça das baleias, decretada em 1987.
O objetivo é matar 900 baleias a cada temporada, mas os barcos
japoneses enfrentam a perseguição do Sea Shepherd, um grupo de ativistas
que já entrou em choques violentos contra os baleeiros no Ártico. O
Greenpeace afirma que o governo japonês aprovou US$ 30 milhões
a mais este ano para subsidiar a caça. ”Além de não conseguir
sobreviver sem ajuda oficial, o programa agora também está tirando
dinheiro das vítimas do desastre triplo de 11 de março, no momento em
que mais precisam de ajuda”, disse Junichi Sato, diretor-executivo do
Greenpeace Japão.
Projeto Baleia Jubarte e Instituto Chico Mendes realizam censo aéreo
Por: Sulbahianews/Ascom - 22/11/2011 - 12:57:57
A
bordo de um avião bimotor, pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte
percorreram o litoral do Brasil, de Sergipe ao Rio de Janeiro, para a
produção de um censo aéreo de baleias da espécie jubarte, frequentadoras
assíduas do litoral brasileiro entre os meses de julho a novembro. A
iniciativa representa um dos maiores levantamentos aéreos de cetáceos
realizados no mundo e o segundo (o primeiro foi em 2005) abrangendo uma
área tão extensa, realizado pelo Projeto Baleia Jubarte. “Com o aumento
da área mapeada, percorrendo praticamente toda a área de ocorrência
sistemática da espécie no Brasil, teremos um grande mapa da espécie,
ferramenta única para o estabelecimento de ações de conservação”, afirma
a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel.
Um
dos objetivos do levantamento é avaliar se a população de baleias
jubarte brasileiras – são sete populações só no Hemisfério Sul – se
recuperou após o período de caça comercial, que reduziu a população de
mais de 300 mil jubartes a menos de 5% deste total. Segundo Márcia, com o
censo aéreo também será possível avaliar de que forma e em que ritmo
estas baleias estão repovoando as águas brasileiras, qual o número de
animais, quais são os locais de concentração de fêmeas com filhotes, e
onde os esforços de conservação precisam ser intensificados. “Será
possível também avaliar a interação da população destas baleias com
possíveis ameaças de origem antrópica, como as frotas pesqueiras, rotas
de embarcações comerciais e plataformas de petróleo”, completa. A
previsão é que os resultados sejam conhecidos no início de 2012.
Levantamentos
anteriores realizados pelo Projeto Baleia Jubarte, em uma área menor,
que compreende os estados da Bahia e do Espírito Santo, como
condicionantes ambientais exigidas pelo IBAMA para subsidiar rotas de
navegação de empresas de celulose no banco dos Abrolhos, já
identificaram a concentração de fêmeas com filhotes nesta região, que
recebe mais de 80% dos indivíduos da espécie jubarte que chegam ao
Brasil anualmente para reprodução.
O
trabalho é desenvolvido pelo Projeto Baleia Jubarte, iniciativa do
Instituto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do
Programa Petrobras Ambiental, em cooperação técnica com o Centro de
Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade – ICMBio. A iniciativa conjunta amplia o conhecimento e
apóia uma gestão mais adequada da zona costeira e marinha do País.
II Mutirão de Limpeza no Arquipélago de Abrolhos tem resultados animadores
Postado em 21 novembro 2011.
A segunda edição do Mutirão de
Limpeza no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos registrou uma redução
significativa na quantidade de resíduos coletados, cerca de 145kg a
menos do que foi retirado no ano passado, quando 337,86 kg de lixo foram
removidos apenas nas Ilhas Siriba e Santa Bárbara. “Acreditamos que
este fato deve-se, sobretudo, à iniciativa do primeiro ano – 2010, o que
desencadeou uma série de campanhas de limpeza no arquipélago.” Afirma o
coordenador de Educação Ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Kid
Aguiar.
A ação reuniu 52 participantes, entre
patrulheiros, professores e convidados, que recolheram 193,27kg de
material nas Ilhas de Santa Bárbara, Redonda e Siriba, sendo que nas
duas últimas a quantidade de lixo coletada foi considerada
insignificante, representando menos de 1 kg do total. Entre os itens
encontrados estão plástico, vidro, borracha, isopor, alumínio, metal e
tecido. O Projeto Baleia Jubarte – iniciativa patrocinada pela Petrobras
por meio do Programa Petrobras Ambiental – foi responsável pela
triagem, pesagem e destinação final deste material.
Coordenaram e participaram dessa ação o
Projeto Baleia Jubarte, o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, a
Organização Sócio-Ambientalista Jogue Limpo, o Parque Nacional Marinho
dos Abrolhos, a Marinha do Brasil e as empresas Horizonte Aberto
Catamarans e ZM Embalagens – Sacos de Lixo Oxi-biodegradáveis.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Além da biodiversidade característica do local, reconhecido por sua beleza e exuberância, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui uma formação coralínea, chamada “chapeirão”, única no mundo. São cinco ilhas (Ilha de Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita) no entorno da região, marcada, principalmente, pela rica vida marinha. O local é também o maior berço reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul, o que explica o fato de o Instituto Baleia Jubarte manter uma de suas sedes em Caravelas, ponto do continente mais próximo ao Arquipélago.
Além da biodiversidade característica do local, reconhecido por sua beleza e exuberância, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos possui uma formação coralínea, chamada “chapeirão”, única no mundo. São cinco ilhas (Ilha de Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita) no entorno da região, marcada, principalmente, pela rica vida marinha. O local é também o maior berço reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul, o que explica o fato de o Instituto Baleia Jubarte manter uma de suas sedes em Caravelas, ponto do continente mais próximo ao Arquipélago.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
foi criado com a finalidade de preservar atributos excepcionais da
natureza, aliando a proteção integral da flora e fauna e das belezas
naturais à sua utilização para fins educacionais, recreativos e
científicos, de acordo com normas estabelecidas pelo Instituto Chico
Mendes.
Festival de cinema e meio ambiente em Guararema
Começou
ontem (12/10) o 6º Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema
(SP), com exibição de longas e curtas-metragens no cinema reinaugurado
da cidade. Promovido pela Raiz Produções, com patrocínio da Fibria, a
mostra reúne palestras e manifestações sobre a temática e exibe filmes
nacionais para a população das regiões do Alto do Tietê e do Vale do
Paraíba. A programação vai até o dia 16/10. Saiba mais em www.festguararema.com.br.
JOVENS E PESCADORES ENCONTRAM ANIMAIS E ENTREGAM AO ICMBIO
NO MESMO DIA BARCOS SÃO PRESOS PESCANDO ILEGALMENTE NO PERÍODO DE DEFESO DO CAMARÃO
09/10/2011
De um lado uma boa ação e de outro uma incompreensão.
Machucada e possivelmente com fraturas (diz o Sr. Edson, fiscal) o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBIO recebeu de jovens moradores de Caravelas uma "Raposa" que foi atropelada por carro no trevo de Caravelas, os especialistas tomaram as providências iniciais onde a mesma será encaminhada para um Médico Veterinário para os cuidados devidos. Neste mesmo dia uma "Tartaruga Pente" de aproximadamente 100 anos foi entregue por pescadores onde a espécie foi encontrada boiando sobre as águas do mar, diz o Sr. Lauro (ICMBIO) isso se dá quando ela engole plástico. Analisada pelos profissionais foi constatado de que possivelmente a tartaruga tenha realmente ingerido plástico (pois ela se confunde com espécie marinha que usa como seu alimento), uma conscientização no local foi feita retratando estes conceitos de não se jogar lixos, plásticos no mar ou outro lugar qualquer para não prejudicar a vida dos animais. Na mesma manhã em que se comemorava o Dia das Crianças, o ICMBIO fez a apreensão de duas Embarcações de Pesca do município de Alcobaça, por estarem pescando CAMARÃO NO PERÍODO DO DEFESO (proibido). Os pescadores responderão pela infração praticada e ficarão sem receberem as parcelas do Seguro-Desemprego que o Governo paga para respeitarem o defeso. O ICMBIO agradece a boa ação e atitude dos pescadores que entregaram a Tartaruga e aos jovens que trouxeram a Raposa. (Fonte: ICMBIO)
O Meio Ambiente agradece a estes jovens pela conscientização
06/10/2011
Em
comemoração ao Dia das Crianças o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
vai realizar pelo 2º ano, o evento intitulado “Crianças no Parque”. Na
manhã do dia 09/10 (domingo) estarão acontecendo diversas atividades no
seu Centro de Visitantes, localizado na Praia do Kitongo.
Com
brincadeiras, oficinas, apresentações de palhaço, apresentações
musicais e torneio de futebol, o evento está voltado para atender cerca
de 60 crianças da comunidade da Barra de Caravelas. A gente se encontra lá!
Fonte: Farol para Abrolhos
CONHEÇA O QUE FAZ A
FÍBRIA
PELO MEIO AMBIENTE
Acesse: www.fibria.com.br/pt
C O N V I D A
C O N V I D A
AS INSTITUIÇÕES CONSELHEIRAS DO PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS
PARA UMA REUNIÃO NO DIA 30 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA) A SER REALIZADA NO CENTRO
DE VISITANTES (Caravelas) DAS 08:30 às 12:00 horas.
A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL
Ricardo Jerozolimski
Chefe
Nenhum comentário:
Postar um comentário