Pesquisar

Fatos & Fotos









 














15/02/2014 - Por Administrador

FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE RECEBE VISITA DO DEPUTADO FEDERAL AMAURI TEIXEIRA, VEREADORES E LIDERANÇAS POLÍTICAS

Com a participação de ilustres convidados, fazedores de Cultura do município, Vereadora Julinda Moraes (Rancho Alegre), Vereador Ednaldo Resende (Teixeira de Freitas), lideranças da cidade de Lajedão, profissionais do movimento do Audiovisual ligados a Cultura, a Fundação Professor Ralile recebeu hoje às 15h00 em sua Sede em Ponta de Areia o Deputado Federal AMAURI TEIXEIRA e Comitiva no intuito de conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela Instituição ao longo dos anos e para que se possa traçar um parâmetro sobre novas propostas e perspectivas para o aprimoramento e aperfeiçoamento da Instituição, na forma solicitada anteriormente quando do encontro com o parlamentar na UNEB em Teixeira de Freitas. Em sua fala o Deputado Federal, Convidados e Comitiva, foram unânimes quanto a satisfação pelo desempenho, profissionalismo e dedicação da Fundação Ralile. Disse ainda de suas Emendas Participativas (enfatizando ser um dos poucos deputados que trabalham seus recursos diretamente com as comunidades), apresentou-nos o Vereador Ednaldo como pré-candidato a Dep. Estadual e reforçou que irá lutar na busca por apoio e convidou a todos a participarem de um encontro no dia 22/02 na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. Os Diretores da Fundação e profissionais presentes agradeceram. Em seguida visitaram o Hospital de Caravelas e seguiram para uma outra reunião no Movimento Cultural Arte Manha. Nossos Agradecimentos pela visita e apoio.       






















01 de Janeiro 2014 - Por Administrador
ANO NOVO EM PONTA DE AREIA 
TEM INÍCIO COM A TRADICIONAL 
PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Vereador Aldicélio e Luiz Carlos (festeiros)

 20 de Dezembro 2013 - Por Administrador
NOITE MOVIMENTADA EM BARRA DE CARAVELAS
IGREJA CATÓLICA CELEBRA CASAMENTOS COMUNITÁRIOS 
PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



HINO DE CARAVELAS

Num formoso rincão da Bahia,
Sob o pálio de luz do cruzeiro,
Vive um povo de fibra sadia,
Que se orgulha de ser brasileiro.
Hei de amar minha terra ditosa,
De paisagens tão gratas e belas,
Geratriz do genial Rui Barbosa,
E notáveis varões Caravelas.
Junto aos pés de frondosas mangueiras,
Ao trinado dos seus gaturamos,
Prazenteiras entre as mais prazenteiras,
Vê-se a bela cidade a quem amo.
No oceano revolto da vida,
Vai vendendo mais rudes escolhidos,
Tendo à frente a coroa cingida,
Da Princesa Real dos Abrolhos.
Teu passado de glória luzente,
Tem história no meu coração,
Também cheio de lustre e presente,
Bem define a atual geração.



12/10/2013 Por Administração   

COM O APOIO DO COMÉRCIO E COMUNIDADE, 
PONTA DE AREIA COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS
Com a articulação, força de vontade e uma grande equipe de voluntários para controlar e orientar as crianças nas brincadeiras, o Vereador Aldicélio promoveu junto a sua comunidade (Ponta de Areia) a comemoração ao Dia das Crianças. A praça da igreja ficou repleta de crianças, mães e pais para vivenciarem as diversas atividades tão esquecidas de nossos dias e que foi uma realidade, animada pela alegria e simpatia dos palhaços TÁ, TATÁ e TATATÁ (Alex, Michelle e Geovanna). As crianças e a comunidade puderam participar do pau de sebo, cabo de guerra, corrida de saco, quebra-pote e tantas outras brincadeiras que deixaram a criançada felizes. Depois teve a entrega de premiações (chocolates, balas, bombons, bolas etc) servido refrigerantes e muito cachorro-quente para todos e acima de tudo a confraternização e realização de esperanças deixadas nas palavras do vereador ao público. Disse: "...com união tudo se pode", (acrescentamos): inclusive para subir no pau de sebo e disputar o cabo de guerra. A Fundação Ralile registrou todos os momentos.Nossos agradecimentos à todos que participaram e colaboraram com o evento. VALEU! PARABÉNS À TODAS AS CRIANÇAS.
VEREADOR ALDICÉLIO FAZENDO A ABERTURA DO EVENTO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

16/08/20113 - Por Fundação

ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES DOS SANTOS 
PROMOVE GINCANA ESPORTIVA EM COMEMORAÇÃO AO 
ANIVERSÁRIO DO DISTRITO DE PONTA DE AREIA
ESPORTE É VIDA. É SAÚDE 
Com a participação efetiva de estudantes, professores, coordenadores, diretores e colaboradores, a Escola Municipal Alda Nunes comemorou neste dia 16 o aniversário distrital de Ponta de Areia, título este que foi concedido pelo saudoso e ex-prefeito Raul Newman Gomes. No evento esportivo vários grupos de estudantes se destacaram (tanto times de azul/amarelo/vermelho) com ênfase para o time de azul que sagrou-se campeão. Ao final os professores distribuíram doces e bombons para todos. Ficou a mensagem: O importante é participar e compartilhar! Parabéns! 
VOCÊS SÃO VENCEDORES. FAÇA A SUA PARTE.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

14/08/2013 Por Administrador
NOSSA SENHORA DE LOURDES
Como acontecem todos os anos, está sendo realizado desde o dia 06 de agosto e irá até o dia 14/08 as novenas em comemoração a Padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Dia 15 é o grande dia esperado pelos católicos onde fechará com chave de ouro as comemorações com Missa Solene e Procissão pelas ruas. Todos os dias barracas com diversas iguarias, shows com bandas, fogos de artifícios e muita agente bonita vindas de todos os lugares dão o toque da beleza desde lugar encantador e acolhedor que carrega uma forte lembrança da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas. É propósito da Fundação Ralile transmitir ao vivo para um telão a última novena para o público externo a igreja. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 

 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


                              VENHA CONHECER

CARNAVAL

C A R A V E L A S
FESTA, FOLIA, FARRA, SUOR, AMIZADE E MUITA CANA...
"AQUI TODOS SE JUNTAM E FORMAM UM SÓ POVO, 
UM SÓ OBJETIVO, UMA SÓ IDEIA: 

CURTIR A PAZ E A FOLIA ENQUANTO DURAR E AS PERNAS AGUENTAREM"

O MELHOR CARNAVAL DE RUA DA BAHIA
"the best street carnival in Bahia" 







 
 
 
 
Fotos: Fundação Ralile


"F A Z E N D O  M U I T O +"

  Várias Instituições, Empresas, ONGs, Pessoas Comuns e Famílias colaboram em muito para o fortalecimento e construção da nossa cultura, educação, do esporte e de tantas e tantas outras valiosas coisas, que não vale aqui enumerarmos, mas, que sem a participação e o apoio destes, certamente, já estaríamos no anonimato.

P A R A B É N S

Matéria divulgada segunda-feira, 23 de agosto de 2010

no site www.acordameupovo.com

e autorizada reprodução em 23/12/2011 pelo   


Movimento Cultural Arte Manha 


O que acontece quando os artistas se reúnem e tornam-se "os comunitários"? Quando os seres criativos remexem o caldeirão das raízes e percebem que vale a pena acender as luzes, fazer o tambor, fazer barulho com as cores, se olhar no espelho e se admirar ?

Surgem grupos, movimentos vivos, pontos de cultura que pouco a pouco tentam resgatar os talentos, tradições de nosso maravilhoso patrimônio imaterial.


Na pequena cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, temos assistido um trabalho que serve de exemplo para uma nova política cultural. Uma nova ordem marcada pela autenticidade, uma cultura que só se realiza com autonomia, resgatando o direito de se manifestar pelas próprias crenças, valores e senso político.
O Arte Manha apostou nisso em 25 anos de atividades que se confunde com militância pelo resgate e valorização das tradições afro indígenas. Tem mostrado que através da arte e da comunicação é possível se fazer visível, sem disfarces, e participar da construção uma política cultural democratizada, é possível produzir cultura, e reaparelhar uma industria cultural solidária e participativa.
Tudo começou com a inquietação e o talento de uma família de artistas natos: os irmãos Dó, Dedé, Jaco Galdino, Preto, Luciana, Cristiane Santana e Dadá. Desenho, música, dança, articulação do pensamento, resistência, política comunitária, produtos culturais, comunicação, assim foi se pautando o movimento da cultura como prioridade, o exercício da autonomia comunitária, e a valorização da ecologia e da cidadania.
Uma produção cultural apoiada na diversificação de atividades e no apuro técnico encontrou caminhos para a produção cultural, revelou talentos em diversas áreas, e, sobretudo, recriou a militância cultural no extremo sul da Bahia. E é assim que esse movimento de dentro para fora tem reforçado o novo paradigma cultural, o paradigma dos comunitários.
Em 2002, o Arte Manha foi reconhecido como Ponto de Cultura, e passo a passo vem abrindo caminho para sua produção cultural, articulando com o governo, realizando parcerias e buscando apoio para implantar sua própria industria cultural. Já possuem uma sede com diversas atividades regulares e estão construindo instalações para o Cine Clube Caravelas e uma industria comunitária de Ecodesigner.
É preciso destacar que os trabalhos do Arte Manha quebram o tabú de que o que é artesanal, rústico, feito pelos comunitários, não tem o mesmo nível técnico dos trabalhos dos profissionais formados nas academias tradicionais. Vemos que os comunitários estão redescobrindo o fazer bem feito, o fazer melhor, buscando qualidade e se valendo da técnica. Os comunitários não se fecham, aldeias e terreiros abrem as portas para o mundo, eles querem se apresentar, se comunicar, querem aprender e estão prontos para ensinar.
O mais importante é que essa arte está a serviço dela própria, da comunidade, dos marginalizados, dos esquecidos, dos mais pobres, dos menores, dos descendentes da escravidão, dos que foram historicamente excluídos. Uma arte humana, expressão, manifestação e vozes da reconstrução da identidade brasileira.


São muitos os trabalhos do grupo, seja no Grupo Umbandaum, nos estudos de antropologia cultural, nas atividades do Ateliê Astucia, no toque ecoartesanal das peças, no Jornal Timoneiro, nos filmes e documentários, nas exibições do Cine Clube Caravelas, ou nas encubadoras de industrias culturais como o Eco Designe.

Precisamos destacar que o movimento acertou em investir em comunicação, através do jornal O Timoneiro, uma experiência de comunicação coletiva, e através do produção de filmes. Segundo Jaco Galdino, o Arte Manha já foi muito marginalizado, mas hoje se consolidou como um espaço permanente de manifestação da arte, cultura e comunicação popular.
O Arte Manha é um movimento nativo que deve ser respeitado, imitado e replicado, transformando os inúmeros recantos dessa Bahia e país imensos, em seleiros de criação, revelação de talentos, e reafirmação da diversidade cultural na identidade brasileira.


Produção Cinematográfica e Cine Clube Caravelas
Jaco Galdino: A Revelação de um cineasta
O resultado foi imediato logo no primeiro filme: Lia, Melhor Filme do Festival Visões Periféricas em São Paulo. Na sequencia "É Tudo Mentira" se tornou a referência de vídeo de denúncia. O documentário ganhou prêmios e se tornou, ele próprio, um símbolo da luta vitoriosa contra a implantação da carcinicultura no extremo sul.
Os documentários de Jaco e seus parceiros da Avenida Filmes tem qualidade reconhecida, tem ritmo, movimento, mescla de ficção, mas o fundamental é que a comunidade fala, se articula, se reconhece. É a imagem, a voz e a vez dos comunitários.
E quem diria, o filme termina com uma inusitada e animada aula de educação ambiental sobre os manguezais do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Excelente trabalho !


VEJA +

O TIMONEIRO
Jornal Comunitário, referência para as comunidades tradicionais do extremo sul da Bahia

FESTAS POPULARES
Pintura  Alfabeto Indígena
Desenho Escultura Ecogrife Cenários
Construções Rústicas Música e Dança
Beleza Negra







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   













FRANCISCO HENRIQUE DOS SANTOS, MILITAR,  PREFEITO POR 3 MANDATOS DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS-BAHIA (1973-1976 / 1983-1988 / 1997-2000) - IN MEMORIAM

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                













Nenhum comentário:

Destaque

SANTO ANTONIO DE BARCELONA _ DESFILE CÍVICO

https://youtu.be/30XglqDW1kQ?si=VGRevChubHe6LqGU

HOMENAGENS