Pesquisar

8 de abr. de 2016

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

    

FORDS
Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas

CONVITE

001 /







Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas, através de sua Diretoria, CONVIDA Vossa Senhoria a participar de uma Reunião no Galpão da Associação dos Pequenos Agricultores e Produtores Rurais de Juerana, a realizar-se no dia 02 de JUNHO do ano em curso (02.06.2016), às 08h30 minutos, no Distrito de JUERANA   para discutirmos assuntos de interesse da comunidade e todos envolvidos.

      
      Atenciosamente,
David Simões
PRESIDENTE

VENHA PARTICIPAR CONOSCO!

12 de maio de 2016

Agricultores familiares do sul da Bahia passam a contar com galpões e unidade de empacotamento de farinha

Nova Viçosa (BA) – Produtores rurais de associações dos municípios de Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, no sul da Bahia, recebem nos dias 11 e 12 de maio cinco galpões de armazenamento de produtos da agricultura familiar e uma Unidade de Empacotamento de Farinha de Mandioca. Esses espaços, que contribuirão para potencializar a comercialização da produção agrícola, foram construídos por meio do Programa Redes para o Desenvolvimento Sustentável (ReDes), uma parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Fibria. O investimento envolvido é de aproximadamente R$ 8 milhões.
 As novas estruturas beneficiarão 388 famílias de sete associações contempladas pelo projeto ReDes, iniciativa destinada a apoiar a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos. As atividades do Programa abrangem os municípios com operações das empresas do Grupo Votorantim, representado no estado pela Fibria.
“Com as novas estruturas, os agricultores familiares passam a ter espaço adequado para acondicionar seus produtos e condições para agregar valor à venda”, diz Giordano Bruno Automare, coordenador de Sustentabilidade da Fibria. Ele acrescenta que ações como esta contribuem para fortalecer a agricultura familiar e tornar as propriedades autossustentáveis.
Os galpões têm tamanhos que variam entre 105 m² e 177 m² e contam com área para recebimento e embalagem dos produtos, sala para depósito, garagem, sala de reunião, banheiros e copa. Sua finalidade é o armazenamento e acondicionamento dos produtos agrícolas. Também serão disponibilizados alguns equipamentos utilizados na produção agrícola, como roçadeira, triturador, plantadeira e carrinho de mão, dentre outros.
No município de Alcobaça, estão sendo contemplados agricultores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Novo Destino, Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Ribeirão, Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Taquari e Associação dos Pequenos Produtores do Projeto Constelação. Em Caravelas, o empreendimento atende agricultores da Associação dos Apicultores e Produtores Rurais de Juerana e, em Nova Viçosa, os da Associação Quilombola de Rio do Sul.
Os produtores de Novo Destino e de Constelação estão sendo atendidos por meio da Cooperativa de Agricultores Vale do Itaitinga (Cavi), que receberá uma Unidade de Empacotamento de Farinha de Mandioca, construída ao lado do prédio onde já funciona o espaço de produção.
“Além de beneficiar as famílias atendidas pelo projeto ReDes, a construção desses empreendimentos movimentou a economia local das cidades, já que mais de 70% dos empregados envolvidos nas obras foram recrutados nas próprias comunidades, gerando emprego e renda na região”, afirma Narcisio Luiz Loss, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
A produção das sete associações envolvidas no projeto inclui hortaliças, mandioca, batata-doce, abóbora, maxixe, quiabo, milho, maracujá, amendoim, feijão, pimenta, abacaxi, banana, melancia, farinha, beiju, café e urucum, entre outros. Elas também participam do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), desenvolvido pela Fibria com o objetivo de fortalecer e gerar renda para agricultores familiares. Com os novos galpões e a unidade de empacotamento de farinha, esses agricultores ganham um importante reforço para agregar valor a seus produtos. Somente na Bahia, o PDRT contempla 950 famílias.

SAIBA MAIS....sobre o Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas

O QUE É?
Artigo 1º - Denominação, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO

O Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas , Uma Neste Estatuto Designado, fundado em Março de 2012, com sede e fórum Neste Município, na Avenida Adalicio Nogueira, N ° 943, Bairro Tancredo Neves, Caravelas, CEP: 45.900.000 do Estado da Bahia, representado Pela sigla " FORDS" e de Direito privado, constituído por Tempo indeterminado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, ambiental, recreativo e educacional, sem cunho Político ou Partidário, com a finalidade de atender a todos que a ELE se dirigirem, Independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

ARTIGO 2 ° - SÃO PRERROGATIVAS :

Para o Desenvolvimento de suas Atividades, o FORDS observará os princípios da Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da Eficiência, com UMA das  seguintes prerrogativas:

Paragrafo Único - Para Cumprir SUAS finalidades Sociais, o FORDS se organizará em tantas unidades quantas se fizerem necessárias, em Todo o Território Nacional, as quais funcionarão mediante Delegação Expressa da Matriz, e se regerão pelas disposições contidas neste Estatuto e, AINDA, por um regimento interno aprovado pela Assembleia Geral.

ARTIGO 3 "- DOS Compromissos:

O Fords se dedicará às SUAS Atividades, através de SEUS Administradores e Associados, e adotará Práticas de Gestão administrativa, suficientes a coibir a Obtenção, de forma coletiva ou individual, de Benefícios ou Vantagens, lícitas ou ilícitas, de QUALQUER forma, em decorrência da Participação decisórios nos Processos, e SUAS Rendas Serão integralmente Aplicadas em Território Nacional, na consecução e NÃO Desenvolvimento de SEUS Objetivos Sociais.

Caravelas-Ba., 07 de abril 2016 


CONVITE

Por este meio, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Caravelas, através de SUA Diretoria, CONVIDA Vossa Senhoria a participar de uma Reunião no CENTRO DE VISITANTES do  Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (Kitongo) no dia 07 de Abril do ano em Curso, às 08h30 minutos,  para discutirmos assuntos de seu interesse.
  •          Pauta de Discussão:
  •            Mapeamento das Nascentes do Município
  •               Logística das reuniões itinerantes 
  •               Logística e Apoio técnico para a Agricultura Familiar
Oportunamente, comunicamos que participarão da reunião os representantes da CEPLAC, SENAI e SEBRAE, além de outros IMPORTANTES segmentos.

Atenciosamente,
David Simões
PRESIDENTE

VENHA PARTICIPAR CONOSCO!


FOTOS DA REUNIÃO:
07 de Abril 2016
Por Fundação Prof. Ralile
A referida Reunião que aconteceu no Centro de Visitantes, contou com Ilustres presenças dos seguintes senhores (as): Professor Ivan Rocha (CEPLAC / MARA), Professora Kladiji Puperi (CEPLAC / MARA), vereadores Gerciel, Popo, Empresário Sr. João da Padaria e InfoLEO Informática (Léo), Recicladores de Lixo (Sr. Bajó e família), Marina Portela (Assoc. Pescadores Barra), ONGs, Comerciantes, Sr. Benedito Jorge (BÓI), Sr. Andreone dos Santos (representante da FIBRIA), Sra. Lilia Tigre (Redes) e Diretores da Fundação Professor Benedito Ralile. A Próxima Reunião que acontecerá no dia 05 / maio foi marcada para a Comunidade do Caribê.    






Um comentário:

FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE disse...

reunião proveitosa e importante

HOMENAGENS