Pesquisar

Projetos & Parceiros

ATIVIDADES REALIZADAS COM PARCERIAS


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 
2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016


A P O I A D O R E S:
16 de Maio de 2016 - Por Administrador
COMUNIDADE DE CARAVELAS 
ASSISTE FILME PRODUZIDO NO MUNICÍPIO
Com investimentos do Governo do Estado da Bahia, o filme "MÃE DE OURO E A LENDA DA VELA OCULTA" lançado final do mês de abril (28) no cinema de Teixeira de Freitas, foi exibido neste sábado (16/05) no Colégio Polivalente de Caravelas pela Fundação Professor Benedito Ralile, através do Projeto Aprendendo Com a Mídia o qual tem o patrocínio da FIBRIA CELULOSE S/A e do INSTITUTO VOTORANTIM. Centenas de pessoas vivenciaram o momento mágico da tela e da obra produzida pelos cineastas Dário Héberson e Nabil Duarte, que caminham rumo ao profissionalismo (fazer curso de cinema). Os produtores do filme fizeram agradecimentos à Fundação Professor Ralile pela parceria e disseram que tudo só foi possível graças a oportunidade, da ideia gerada, orientação e estímulo despertado pela equipe de profissionais da Fundação durante as Oficinas de Audiovisual (2012) em Santo Antonio de Barcelona o que veio culminar em seguida na premiação do edital de audiovisual e na produção do longa metragem no Estado da Bahia. Finalizaram dizendo: "a luta foi um desafio e sabemos que precisamos melhorar, estamos só começando, a próxima exibição será em Pombal e depois vamos seguir para Cachoeira-Bahia, nos profissionalizarmos." 
PARABÉNS pela dedicação, por acreditarem e pela obra.

COMUNICADO
01/05/2015 Por Administrador
Foto de Carlos Ralile.O PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA IV em seu 4º ano de atividades (2015) - criando rotas para o futuro, trás para a comunidade essa sensacional exibição cinematográfica.
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO.
VENHA ASSISTIR E APOIAR:
DIA 16 (sábado) ÁS 19 HORAS TOTALMENTE GRÁTIS NO COLÉGIO POLIVALENTE DE CARAVELAS será exibido o sensacional filme lançado em abril no cinema de Teixeira de Freitas "A LENDA DA MÃE DE OURO E O ENCANTO DA VELA OCULTA" com elenco e produção de astros de nosso município e região.
PARTICIPE
Leve 1 quilo de alimento não perecível para ajudar o LAR DOS IDOSOS (campanha coordenada pelos responsáveis do Lar dos Idosos)
HAVERÁ ÔNIBUS PARA BARRA DE CARAVELAS E PONTA DE AREIA - ida e volta (grátis)
Não percam! PRESTIGIEM O I LONGA METRAGEM PRODUZIDO EM NOSSO MUNICÍPIO.
CINEMA É CULTURA. VALORIZE A CULTURA DA NOSSA TERRA.
      
Apoio:
RESULTADOS ALCANÇADOS & ESPERADOS PELO PROJETO  (Ano III)
26 DE OUTUBRO DE 2014
ENCERRADA A 2ª ETAPA DE OFICINAS TEMÁTICAS REALIZADAS PELO 
PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA III NO ANO DE 2014

GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS OFICINAS TEMÁTICAS
DE 2014 REALIZADAS PELA FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE 
COM O APOIO DO INSTITUTO VOTORANTIM E FIBRIA CELULOSE S/A

CARAVELAS: (ESCOLA CLAUDIONORA NOBRE DE MELO) - 50,07%

OFICINAS DE CONTOS: 107 PARTICIPANTES 
OFICINAS DE CULTURA HISTÓRICA: 135 PARTICIPANTES
OFICINAS DE REDAÇÃO: 55 PARTICIPANTES
OFICINAS DE AUDIOVISUAL:  20 PARTICIPANTES

PONTA DE AREIA: (ESCOLA ALDA NUNES SANTOS) - 19,91%

OFICINAS DE CONTOS: 83 PARTICIPANTES 
OFICINAS DE CULTURA HISTÓRICA: 49 PARTICIPANTES
OFICINAS DE REDAÇÃO: 26 PARTICIPANTES

RANCHO ALEGRE: (ESCOLA FRANCISCO HENRIQUE DOS SANTOS) - 33,18%

OFICINAS DE CONTOS: 65 PARTICIPANTES 
OFICINAS DE CULTURA HISTÓRICA: 81 PARTICIPANTES
OFICINAS DE REDAÇÃO: 12 PARTICIPANTES
OFICINAS DE CINECLUBISMO: 52 PARTICIPANTES




































14/02/2014 - Por Administrador
                                                                    
FUNDAÇÃO RALILE RECEBEU
EM SUA SEDE DIRETOR REGIONAL DA FÍBRIA, SR. WALMIR BISPO
PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL E JORNALISTAS 
DA PLANETÁRIA SOL DE SÃO PAULO 
COM OBJETIVO DE FOMENTAR APOIO PARA PROJETO PILOTO

Com a apresentação e apoio do representante da FÍBRIA CELULOSE S/A, Sr. Walmir Bispo, a Equipe de profissionais da PLANETÁRIA SOL (http://www.planetasustentavel.com.br), instituição ligada à TV estabelecida em São Paulo, através da jornalista Maria Zulmira de Souza, conheceu todos os trabalhos da Fundação Professor Ralile. A visita serviu também para a implantação posteriormente de um Projeto Piloto que a visitante quer oferecer ao Distrito de Juerana e Grupo de Quilombolas de Volta Miúda. Os profissionais em Audiovisual da Fundação irão passar por um período de capacitação e receberão novos equipamentos para desenvolverem os trabalhos. Em síntese ficaram satisfeitos com os projetos aplicados pela organização. Nossos Agradecimentos.

22/12/2013 - Por Administrador
FUNDAÇÃO PROFESSOR BENEDITO RALILE REALIZA REUNIÃO COM COMUNIDADE 
E DETALHA O PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA II  

CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

30/09/2013 - Por Fundação Ralile
SUPERANDO AS EXPECTATIVAS E COM PLENO ÊXITO, 
O PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA II, TROUXE PARA ESTUDANTES E PROFESSORES:

"OFICINAS DE REDAÇÃO, FOTOGRAFIA E CULTURA HISTÓRICA"

"...foi um sucesso (disse o Professor/Diretor Elton - Rancho Alegre), precisávamos realmente desse foco de conhecimentos". Diversos professores e alunos se manifestaram com relação a qualidade e formatação do curso e oficinas realizadas no Colégio Polivalente, Escola Omar Cajá (Juerana) e Escola Francisco Henrique (Rancho Alegre). Estava previsto qualificar 150 alunos, mas, somente 139 participaram, além da participação de 12 professores. O destaque ficou por conta de Rancho Alegre que inscreveram 68 alunos que foram distribuídos em 3 turnos (Matutino, Vespertino e Noturno). O encerramento contou com uma requintada solenidade para a entrega dos certificados. Os alunos disseram-se mais preparados para enfrentar o ENEM/VESTIBULAR  e os desafios que encontrarão. Os professores entenderam que é preciso dar continuidade ao projeto, usando as metodologias aplicadas para um melhor aprendizado. O perfil vocacional dos participantes está direcionado para BIOLOGIA, TURISMO, MEDICINA, ENGENHARIA, DIREITO, TEATRO e PEDAGOGIA. Dos inscritos 5% das vagas foram para universitários da UNEB / PITÁGORAS, 10% para Ensino Fundamental, 15% para formação de Mediadores (Professores) e 70% para alunos do Ensino Médio.  Em Rancho Alegre, a vereadora Julinda Morais garantiu suporte para a realização da solenidade, acomodação dos profissionais das oficinas e alimentação. Ao final das Oficinas a Fundação Ralile fez a doação de um exemplar da História de Caravelas para a Escola Omar Cajá e Francisco Henrique. Ao longo das Oficinas foram produzidas mais de 60 horas de gravações em HD e 1.014 fotografias que integrarão um pacote de registros a serem distribuídos às escolas participantes e para prestação de contas do projeto. Nossos agradecimentos aos participantes, professores, direção das escolas apoiadores, colaboradores, aos facilitadores Profª Dra. Scheilla Franca, Lourival Matos e a Fíbria Celulose S/A por acreditar no projeto.  A Fundação Prof. Ralile continuará com exibições de filmes nas comunidades de Ponta de Areia, Barra de Caravelas e Sede. Muito Obrigado.




















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

04/09/2013 - Por Administrador
PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA IRÁ FAZER EXIBIÇÕES DOS 11 CURTAS-METRAGENS NAS COMUNIDADES 
O PRIMEIRO CICLO DE ATIVIDADES DE APOIO (EM 2012) AO PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA PATROCINADO PELO INSTITUTO VOTORANTIM E FÍBRIA CELULOSE S/A, FOI CONSTRUÍDO POR OFICINAS DE AUDIOVISUAL / CULTURA HISTÓRICA QUE CONTEMPLOU: INTRODUÇÃO AO VÍDEO, CAPTURA DE IMAGENS, EDIÇÃO DE IMAGENS, ROTEIRO, FILMAGENS, EXIBIÇÕES DE FILMES, FOTOGRAFIA E HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS. FORAM QUALIFICADOS 253 ESTUDANTES TENDO PRODUZIDO 11 (ONZE) CURTAS-METRAGENS DE ATÉ 5 MINUTOS E MAIS DE 3.694 PESSOAS (ENTRE ESTUDANTES/COMUNIDADE) PUDERAM ASSISTIR AOS DIVERSOS FILMES EXIBIDOS PELA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE ATRAVÉS DO PROJETO. OS PROFISSIONAIS VISLUMBRARAM COM AS AÇÕES ABSORVIDAS PELOS PARTICIPANTES. VARIADOS TEMAS PARA A PRODUÇÃO DOS CURTAS FORAM  PLANEJADOS TENDO A LIVRE ESCOLHA DOS ALUNOS. O COLÉGIO POLIVALENTE PRODUZIU 4 CURTAS, JUERANA 3 E BARCELONA 4 CURTAS. AS EQUIPES PARTICIPANTES IRÃO RECEBER UM DVD E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO. MUITOS ESTUDANTES E PROFESSORES FICARAM SATISFEITOS E ENRIQUECERAM OS CONHECIMENTOS NAS OFICINAS DE CULTURA HISTÓRICA. OS DEPOIMENTOS ESTÃO GRAVADOS NOS DVDS PRODUZIDOS QUE SERÃO ENTREGUES. A DIRETORIA AVALIOU QUE A DEMANDA E POTENCIAL É MUITO GRANDE PARA ESTAS ATIVIDADES E QUE FOI UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR.  EM 2013 AS ATIVIDADES IRÃO SE COMPLETAR APÓS AS OFICINAS COM DIVERSAS EXIBIÇÕES, PRINCIPALMENTE NAS COMUNIDADES MAIS CARENTES COMO NO CASO DE TAQUARI, APARAJU E VOLTA MIÚDA QUE JÁ CONHECEM O PROJETO.
  
29/08/2013 Por Administrador

PREZADOS ALUNOS E ALUNAS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO PROCUREM A SECRETARIA DE SUA ESCOLA E FAÇAM A INSCRIÇÃO PARA A "OFICINA DE REDAÇÃO".
AS FICHAS JÁ ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS NAS ESCOLA OMAR CAJÁ (JUERANA), DJALMA EVANDRO XAVIER BORJA (RANCHO ALEGRE) E COLÉGIO POLIVALENTE DE CARAVELAS (SEDE). PREENCHA CORRETAMENTE ATÉ O DIA 10 DE SETEMBRO EM LETRA LEGÍVEL E GARANTA A SUA VAGA (NÚMERO LIMITADO). NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES NO DIA DAS OFICINAS. O CURSO É TOTALMENTE GRATUITO. MAIORES INFORMAÇÕES: (73) 3687-1210 ou e-mail: fundacaoralile@hotmail.com
 
09/08/2013 - por Administrador
PROFISSIONAIS DA EMPRESA EQUILÍBRIO DOS SERVIÇOS DE MONITORAMENTO DIALOGAM COM OS TÉCNICOS DO PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA PATROCINADO PELA FÍBRIA CELULOSE S/A  

Na terça-feira (06/08/2013) as profissionais da Empresa Equilíbrio (Sra. Denise, responsável), estando estas no Povoado de Taquari realizando tarefas tiveram um encontro e diálogo com os profissionais da Fundação Professor Ralile, fizeram anotações e mostraram-se satisfeitas com os trabalhos. O fato aconteceu quando o pessoal da Fundação estava retornando das atividades de costume realizados (desde abril) nas comunidades e escolas do Povoado de Volta Miúda e Espora Gato. Ficamos gratificados e nos colocamos à disposição.  

08/08/2013 - Por Administrador
ATENÇÃO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 

VEM AÍ OFICINA DE REDAÇÃO  
Você que é estudante e está cursando o último ano do ENSINO MÉDIO em SETEMBRO a Fundação Professor Ralile através do PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA (criando rotas para o futuro) patrocinado pela FÍBRIA CELULOSE S/A levará até vocês a importante OFICINA DE REDAÇÃO (o bicho papão de todo estudante em nosso País), no sentido de contribuir para o seu dia a dia, especificamente, FAZER MELHORAR O SEU DESEMPENHO NO ENEM / VESTIBULAR. FIQUEM LIGADOS. CONFIRA ABAIXO. BREVE INSCRIÇÕES...

COMO SERÁ?
OFICINA DE REDAÇÃO
FACILITADORA: SCHEILLA FRANCA DE SOUZA (Doutora em Comunicação Social Rádio e TV pela UFBA)
EMENTA:
Esta oficina de redação tem como objetivo principal discutir aspectos da produção textual e de sentidos na sociedade atual. Para tanto, perpassa bibliografias e conceitos da coerência, coesão, sentido, argumentação, dissertação e gêneros. Como se trata de uma oficina de redação voltada para alunos do último ano do Ensino Médio, ou seja, que estão para realizar os exames de vestibular e ENEM, esta oficina apresenta como linha mestra de trabalho os desafios do que pode ser considerada uma boa redação nesse contexto avaliativo.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos elencados para a execução e desenvolvimento desta oficina pressupõem as seguintes etapas:
- Momento de socialização: apresentação e a busca por saber o interesse de cada participante na oficina;
- Discussão do conceito de redação: seus gêneros e formatos; Discussão dos processos de leitura e escrita presentes da sociedade contemporânea. Relação entre texto e discurso, língua e linguagens.
- As novas normas da língua portuguesa.
- A redação como espaço de expressão; Redação e leitura de mundo: a importância da interdisciplinaridade.
- Os princípios básicos da produção textual: introdução e exposição do tema, argumentação, narração, dissertação, conclusão.
- A redação no ENEM e nos vestibulares. O que é? O que se avalia? O que se cobra? Principais parâmetros de escrita e de avaliação. – Os temas da redação.
- Atividades práticas: Debate sobre a realidade da prática de redação nas disciplinas e escolas; debate sobre a redação no dia a dia; os medos e expectativas para a redação no ENEM/vestibular; atividades práticas de escrita de texto dissertativo-argumentativo; exercício prático de avaliação dos textos escritos.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
DATA-SHOW, COMPUTADOR, SOM, PAPEL, CANETA.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos do último ano do ensino médio
QUANTIDADE DE DIAS:
A oficina será realizada em dois dias em cada unidade de ensino. Cada dia deve ter em média, 4 horas/aula. (podendo ser estendido, a depender da disponibilidade da escola)
Nº DE VAGAS: 150 (máximo)  
DATAS E LOCAIS DAS OFICINAS DE REDAÇÃO:
CARGA HORÁRIA TOTAL DAS OFICINAS: 27 HORAS     
COLÉGIO POLIVALENTE DE CARAVELAS
SEDE
DIAS: 16, 17 E 18 DE SETEMBRO/2013
NÚMERO DE INSCRITOS:  70 (SETENTA)
CARGA HORÁRIA: 9 (NOVE) HORAS

ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL OMAR CAJÁ 
DISTRITO DE JUERANA

DIAS: 19 E 20 DE SETEMBRO/2013
NÚMERO DE INSCRITOS: 40 (QUARENTA)
CARGA HORÁRIA: 8 (OITO) HORAS 

ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DJALMA EVANDRO X. BORJA 
POVOADO DE RANCHO ALEGRE

DIAS: 23, 24 E 25 DE SETEMBRO/2013 
NÚMERO DE INSCRITOS: 40 (QUARENTA)
CARGA HORÁRIA: 9 (NOVE) HORAS 


     FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITAMENTE 
            
      FICHAS JÁ ENCONTRAM-SE À DISPOSIÇÃO NAS SECRETARIAS DAS ESCOLAS


NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES NO ATO DA OFICINA



OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO DE TODOS OS CAMPOS NA INSCRIÇÃO


10/04/2013 
O PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA - Criando Rotas para o Futuro, em 2013
patrocinado exclusivamente pela FÍBRIA CELULOSE S/A, expandiu seus limites de atuação e incluiu diversas comunidades que anteriormente não tinham sido contempladas pelo Projeto, como no caso do Povoado de TAQUARI, APARAJU e VOLTA MIÚDA que são atendidas com exibições de FILMES. Além destas Comunidades, também recebem o Projeto de Exibições de Filmes o Povoado de Nova Esperança, Barra de Caravelas, Ponta de Areia, Caravelas, Juerana. No segundo semestre, iremos atender 150 Estudantes do último ano do Ensino Médio (CARAVELAS, JUERANA e RANCHO ALEGRE) com a OFICINA DE REDAÇÃO àqueles que irão passar pelo desafio do VESTIBULAR. Essa iniciativa é fruto de uma pesquisa que a Fundação realizou no sentido de melhorar a potencialidade do aluno e seu desempenho, onde se pode observar que a maior dificuldade em todo Brasil é a Redação. Para isto a Fundação estará trazendo qualificados professores universitários para ministrar as oficinas. Estudantes comentam que esse apoio em muito contribuirá para o fortalecimento do aprendizado. AGUARDEM.
   

 A P O I O  C U L T U R A L:


                 

EM 2012 ACONTECEU A SEGUNDA ETAPA DO 
PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA
Criando Rotas para o Futuro
Atendeu ESTUDANTES do Ensino Médio
COM OFICINAS DE AUDIOVISUAL
INCLUINDO ROTEIRO E DIVERSAS
EXIBIÇÕES DE FILMES
PARA AS COMUNIDADES

Após acordo com as Escolas Omar Cajá (Juerana), Rui Barbosa (Santo Antonio de Barcelona) e Colégio Polivalente de Caravelas, a Fundação Professor Ralile, concluiu com êxito a 1ª Etapa do Projeto que atendeu as Exibições de Filmes nas comunidades de Barra de Caravelas, Ponta de Areia, Caravelas, Espora Gato e Juerana, agora é a vez de beneficiar os Estudantes do Ensino Médio com as OFICINAS TEMÁTICAS EM AUDIOVISUAL E CULTURA HISTÓRICA. O Projeto é uma realização da Fundação Ralile e conta para este ano com o patrocínio integral do Instituto Votorantim e Fíbria Celulose S/A. O município de Caravelas é o que mais desenvolve produtos de audiovisual no extremo sul da Bahia, sendo já contemplado nacionalmente com o curta LIA, NÃO MANGUE DE MIM e outros. A proposta é que se desperte nestes alunos o senso crítico e vocação e que possam contribuir com as escolas e comunidade em que vivem. Ao final de todas as Oficinas Temáticas será produzido um vídeo de 10-15 minutos contendo diversos temas escolhidos pelos próprios alunos onde este vídeo dará oportunidade de concorrerem a prêmios por Editais patrocinados pelo Governo Estadual, Federal e empresas privadas através de programas culturais de Audiovisual. A iniciativa é que se fortaleçam quanto ao objetivo vivenciado. Comunidade, Alunos, Professores e Diretores tiveram participação efetiva no curso o que possibilitou maior dinamismo, curiosidade e responsabilidade quanto aos conteúdos aplicados. Depoimentos diversos dos participantes apontaram como primordial e essencial a idealização dessas Oficinas, como por exemplo o Distrito de Santo Antonio de Barcelona que segundo os cursistas nunca tiveram essa oportunidade.
A maioria dos cursistas e professores foram enfáticos em dizer: "...interessante, muito importante para todos" .  Valorizar a prata da casa este foi o princípio básico para fortalecermos e mostrarmos para todos os participantes que se quisermos podemos. Assim fizemos ao contratarmos os profissionais extremamente qualificados ao que fazem. A primeira Oficina (Roteiro) trouxemos a Profª Msc. Scheilla Franca (UESC) que estudou no Colégio Polivalente, co-autora do Livro Relatos Históricos de Caravelas (2007), mestra em Comunicação Rádio e TV, Cultura, poliglota, dezenas de trabalhos acadêmicos, em fase do processo do Doutorado e reconhecimento internacional pelo curta metragem "O Maldito Ladrão de Memórias". As demais Oficinas serão facilitadores os Professores Anerivan Reinalda e Galdi Valentim os quais têm premiação e diversos trabalhos reconhecidos no Audiovisual como o filme curta "Não Mangue de Mim, Lia, Itajara e o Fantasma do Farol", além de tantos outros, enquanto as Oficinas de Cultura Histórica terá como facilitador o Prof. Carlos Ralile autor do Livro Relatos Históricos de Caravelas (2007), co-realizador do Livro de Contos da Cidade em parceria com o município de Caravelas (2010) e produtor de projetos da Fundação Prof. Ralile, além do Coordenador de Projetos Prof. Lourival Matos Jr.  especializado em Multimídia e da Profª Fabiana Monteiro, Psicopedagoga, além dos demais expressivos profissionais. 

CONFIRA ABAIXO IMAGENS DAS OFICINAS: 

Fotos Oficinas de Roteiro 
Local: Caravelas (Colégio Polivalente) 
Facilitadora: Profª Dra. Scheilla Franca (UFBA)
 


Fotos Oficina de Introdução ao Vídeo, Captura de Imagens
Edição e Cultura Histórica 
Local: Colégio Polivalente de Caravelas
Entusiasmo, curiosidade, conhecimento e força de vontade foram fatores que prevaleceram
para o desempenho dos estudantes nas Oficinas Temáticas. Ao final produziram um vídeo e disseram
da importância do curso, parabenizando a iniciativa.



OFICINAS DE CULTURA HISTÓRICA
Colégio Polivalente
Prof. Carlos 
 
 
 

Fotos Oficinas de Roteiro 
Dra. Scheilla Franca
Local: Escola Municipal Rui Barbosa 
(Núcleo Colégio Polivalente em Santo Antonio de Barcelona)
 


Fotos Oficinas de Roteiro 
Local: Escola Municipal Omar Cajá 
(Núcleo Colégio Polivalente em Juerana)
 
 
 
 


FILMES EXIBIDOS PELO PROJETO
"Aprendendo com a Mídia - Criando Rotas para o Futuro"

1ª ETAPA

Início das Exibições: 23 de Abril de 2012

Período das Exibições: de 23/04/2012 a 19/09/2012

Periodicidade das Exibições: Semanalmente

Total de Exibições: 38

Público Total das Exibições:  1.060

Número de Dias Exibições dos Filmes: 33

Maior Número de Público na Sessão: Circo Jamaica (113) Juerana  

Escola Rui Barbosa (111) - Barcelona

Praça de Alimentação (62) -Caravelas 

Escola Omar Cajá - (53) - Juerana

Escola Claudionora Nobre de Melo - (53) - Caravelas

Comunidade do Bairro da Portelinha - (52) - Caravelas

Menor Número de Público: Escola José Bonifácio - (10) - Nova Esperança

Perfil do Público: Estudantes/Pescadores/

Funcionários Públicos/Aposentados/Comerciantes/Empregados de Empresas Privadas

Idade Média do Público:  18 Anos

Tipos de Filmes Exibidos: Cultural, Educacional e Ambiental

Quantidade de Filmes Exibidos:  91

Duração Média de cada Exibição: 1 hora e 30 min

Localidades das Exibições: Nova Esperança - Juerana - Barra de Caravelas - 

Santo  Antonio de Barcelona - Ponta de Areia - CARAVELAS 

Informações atualizadas em: 27/06/2012 

RELATÓRIO DE EXIBIÇÕES DOS FILMES

  • NOVA ESPERANÇA  Público Total: 142

Local: Escola Municipal José Bonifácio 

FILMES: 
  1. CAÇADORES DE SACI
  2. DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
  3. ABROLHOS
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE  (documentário)
  5. MUNDO MARINHO
  6. KIRIKOU
  7. RANGO
  8. O PÃO E O CÉU
  9. O MAIOR E O MENOR
  10. SALOMÃO
  11. TOM & JERRY
  12. O CORONEL E O LOBISOMEM
  13. A ÁRVORE DA SERRA
  14. UMA JANGADA CHAMADA BRUNA
  15. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR PELA TERRA
  16. O AUTO DA COMPADECIDA
  •  BARRA DE CARAVELAS - Público Total: 116  
Local: Espaço Alternativo da Sra. Anginha - Público: 21

FILMES:
  1. CAÇADORES DE SACI
  2. O PÃO E O CÉU 
  3. MARÉ CAPOEIRA
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE
Local: Sede da Lira Filarmônica Imaculada Conceição - FLIC - Público: 95 

FILMES:  
  1. OS RECIFES E CORAIS DE ABROLHOS
  2. RANGO
  3. MARÉ CAPOEIRA
  4. KIRIKOU 
  5. O CUSTO DO PROGRESSO
  6. PARE E PENSE: ISTO ESTÁ CERTO?
  7. AZUR E ASMAR
  8. 10 CENTAVOS
  9. O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS
  10. É ELE
  11. O NATAL DO BURRINHO
  12. PEIXE FRITO
  13. PEJERAMA
  14. ÍCARUS
  15. RUA DAS TULIPAS
  16. FRANKSTEIN PUNK
  17. FAZENDA DOS MACACOS
  18. CAÇADORES DE SACI
  • CARAVELAS - Público Total:  282 
Local: Bairro da Portelinha - Público: 52 

FILMES:
  1. ABROLHOS
  2. 2012
Local: Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo - Público:  122
FILMES:
  1. PONTO DE EQUILÍBRIO
  2. BRASILECO HIP HOP
  3. BRASILECO SAMBA
  4. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE  (documentário)
  5. NARRADORES DE JAVÉ (Turno noturno)
  6. 29º ANIVERSÁRIO DO PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS (documentário)
  7. NARRADORES DE JAVÉ (Turno Matutino)
  8. 29º ANIVERSÁRIO DO PARQUE NACIONAL MARINHOS DOS ABROLHOS (Matutino)
  9. A MÁQUINA
 PARCERIA COM APESCA/RESEX CASSURUBÁ          
 Local: Mercado Municipal de Caravelas (Feira) - Público:  62  
FILMES:
  1. MARÉ CAPOEIRA
  2. DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
  3. CAÇADORES DE SACI
  4. DE ONDE VEM A LUA
  5. DE ONDE VEM O SOL
  6. DE ONDE VEM O PAPEL
  7. OS GUARDIÕES DA BIOSFERA (MATA ATLÂNTICA)
Local: Praça de Alimentação de Caravelas Público:  62  
FILMES:
  1. 10 CENTAVOS
  2. 5 X FAVELA
  3. VÍDEO DOCUMENTÁRIO EM HOMENAGEM A PONTA DE AREIA (2011)
  4. O AUTO DA COMPADECIDA
  5. A CARTA DA TERRA
  6. ABROLHOS
  • PONTA DE AREIA - Público Total:  167
Local: Escola Municipal Alda Nunes Santos


FILMES:
  1. O GOLFINHO
  2. MARÉ CAPOEIRA
  3. KIRIKOU
  4. BRASILECO HIP HOP
  5. BRASILECO SAMBA
  6. PAISAGENS DE MENINOS
  7. O MOLEQUE
  8. THAINÁ-KHAN, A GRANDE ESTRELA 
  9. O HOMEM E OS RECIFES
  10. BMW VERMELHO
  11. AZUR E ASMAR
  12. TOM & JERRY
  13. É ELE
  14. O RETORNO DA PANTERA COR DE ROSA
  15. CAÇADORES DE SACI
  16. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
  17. O AUTO DA COMPADECIDA 
  • JUERANA - Público Total:  180  
Local: Escola Municipal Omar Cajá

FILMES:
  1. MARÉ CAPOEIRA
  2. NARRADORES DE JAVÉ
  3. A CARTA DA TERRA
  4. BRASILECO - HIP HOP
  5. PRO DIA NASCER FELIZ
  6. O HOMEM E OS RECIFES (EXIBIDO NO CIRCO JAMAICA)
  7. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO RALILE (PRAÇA PÚBLICA)
  8. A MÁQUINA (PRAÇA PÚBLICA)

  • SANTO ANTONIO DE BARCELONA  -   Público Total: 111

SEMANA DE CULTURA 
Escola Rui Barbosa  
FILMES EXIBIDOS:
  1. AS ANDANÇAS DE NOSSO SENHOR SOBRE A TERRA
  2. MARÉ CAPOEIRA
  3. ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE
  4. A MÁQUINA
NOTA DE ESCLARECIMENTO:

NÃO FORAM EXIBIDOS FILMES NOS DIAS 02, 03, 16 e 21/05/2015 E 11/06/2012 EM VIRTUDE DAS CHUVAS NAS RESPECTIVAS LOCALIDADES E NO DIA 18/06 EM VIRTUDE DE EVENTO FESTIVO NA COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA. 

 =================================================================

01/06/2012

NO DIA 09 DE JUNHO O CINE CLUBE PROFESSOR RALILE MARCARÁ PRESENÇA NA HONROSA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO JORNAL COMUNITÁRIO "O SAMBURÁ". A  PARTICIPAÇÃO ACONTECERÁ COM A EXIBIÇÃO DE FILMES PARA A COMUNIDADE       NA PRAÇA DA IGREJA EM BARRA DE CARAVELAS. VALEU GALERA!

31/05/2012

COMUNIDADE DE APARAJU, VOLTA MIÚDA E TAQUARI 

RECLAMAM  POR NÃO TEREM ACESSO AS EXIBIÇÕES 

DE FILMES DO CINE CLUBE

11/05/2012

C O M U N I C A D O

Cine Clube Professor Ralile, através de sua Diretoria, comunica que voltará as atividades de EXIBIÇÕES DE FILMES a partir do dia 23 de ABRIL e que estará atendendo as seguintes localidades do município: 

Alteração na Programação das Exibições dos Filmes

  • Nova Esperança (Segundas-feiras) ÁS 17 horas (ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO) ou IGREJA CATÓLICA DE SANTO EXPEDIDO, 

  • Juerana (Segundas-feiras) ÀS 19 horas (AUDITÓRIO DO COLÉGIO OMAR CAJÁ) ou Praça da Estação Ferroviária,

  • Barra de Caravelas (Terças-feiras) ÀS 19 horas (FLIC-FILARMÔNICA LIRA IMACULADA CONCEIÇÃO ou Espaço Alternativo da Sra. Anginha 

  • Ponta de Areia (Quartas-feiras) ÀS 19 horas (Escola Municipal ALDA NUNES DOS SANTOS ou Praça da Igreja Católica

  • Caravelas (Quintas-feiras) ÀS 19 horas (ESCOLA CLAUDIONORA NOBRE DE MELLO ou BAIRRO DA PORTELINHA).

A decisão só foi possível em virtude do Projeto Aprendendo com a Mídia - Criando rotas para o futuro que veio para o fortalecimento destas e outras ações e que tem o financiamento direto do Instituto Votorantim e Fíbria Celulose S/A.

O cinema na sala de aula
Estratégias de trabalho com filmes em sala de aula
Sala-de-cinema-Casablanca
Você não precisa estar no cinema mas pode criar um
clima de cinema que seja favorável ao trabalho com
os filmes. (Na foto, sala de cinema apresentando seqüência
do clássico filme “Casablanca”, estrelado por Humphrey Bogart).
A utilização de filmes em sala de aula depreende etapas prévias a apresentação da produção como já pudemos verificar em outros artigos e também elementos que permitam a utilização dos conteúdos e referências demonstrados a partir da película em trabalhos e avaliações. O elemento mais importante está relacionado, no entanto, a aplicação do filme durante as aulas, ou seja, como o professor pode orientar a ação dos alunos para que os melhores resultados possíveis possam ser atingidos.
Nesse sentido cabe, novamente, a recomendação de um planejamento prévio através do qual o educador tenha clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme; se a produção será utilizada na íntegra ou apenas alguns trechos da mesma (e quais seriam, nesse caso as seqüências selecionadas); qual a relação entre o filme e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula; que elementos principais devem ser destacados antes, durante e depois da apresentação da película; e, obviamente, as atividades que serão realizadas em função da utilização do filme em correlação de forças com as aulas sobre os temas trabalhados na produção, os materiais didáticos de apoio ao curso além de outros referenciais que eventualmente sejam pedidos ou sugeridos como ponto de apoio para as discussões e projetos fomentados.
Imagem-do-filme-A Lista-de-Schindle
Sempre trabalhe filmes que estejam associados aos conteúdos
escolares que estão previstos em seu planejamento e,
de preferência, defina a utilização de produções cinematográficas
no início do ano, como parte dos recursos e referenciais previstos
em sua programação. (Na foto, seqüência de “A Lista de Schindler”,
de Steven Spielberg).
Pensando nisso, os próximos passos relativos à utilização de filmes em sala de aula descritos nesse artigo referem-se à estruturação das aulas quanto às estratégias e metodologias que farão parte das aulas. O que se quer, a princípio, é que as aulas sejam dinâmicas e atraentes para os estudantes. Para que isso ocorra é necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente dos procedimentos. Trabalhar com pequenos grupos e em situações de simulação da realidade são quesitos importantes para que os filmes possam ser discutidos e gerem produção escrita.
Organização é outra palavra fundamental quando pretendemos trabalhar com grupos de estudantes; todos os detalhes de encaminhamento das atividades têm que ser apresentados antecipadamente para os estudantes. Aulas expositivas são importantes antes de o filme ser apresentado ou logo depois da amostragem dos mesmos.
Aulas expositivas que são apresentadas antes do uso dos filmes têm o propósito de traçar um panorama geral do tema que está sendo estudado. Através dessa prévia dos conteúdos apresentados em aula o educando tem condições de comparar textos utilizados, informações disponibilizadas pelos professores, artigos de revistas especializadas, referências de jornais ou revistas de grande circulação com os filmes.
Imagem-do-filme-Frankenstein
Associar os filmes a recursos adicionais às aulas, como
artigos de jornais, revistas, materiais obtidos na internet,
leitura de livros paradidáticos, música ou literatura
reforça ainda mais o trabalho de conteúdos na escola
(Na foto, “Frankenstein”, com Robert De Niro, baseado
na clássica obra literária de mesmo nome da inglesa Mary Shelley).
O professor tem que assumir o compromisso de disponibilizar os recursos e mobilizar os alunos não apenas através de seminários, centralizando as ações, mas também, atribuindo responsabilidades e mobilizando os alunos através de atividades que se desenvolvam durante suas aulas que antecedem o uso dos filmes.
Quando os filmes antecedem as aulas expositivas, a função do uso das películas é diferenciada em relação ao caso anteriormente apresentado. Os filmes são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema, têm o propósito de despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas.
Mesmo nesse caso torna-se necessário que os professores procurem orientar as atividades no tocante ao filme, indicando caminhos, lançando questionamentos antes da apresentação do filme, pedindo maior atenção quanto a determinados aspectos da história representada ou intercedendo nos momentos que considere apropriados (se necessário, parando a apresentação do filme em vídeo ou DVD).
Não é recomendável que os estudantes façam anotações durante a apresentação do filme, isso dispersa a atenção dos mesmos para os detalhes da trama, do cenário, dos figurinos e de outros elementos representativos que podem ser utilizados pelo professor em suas atividades posteriores.
Imagem-do-filme-Dois-filhos-de-Francisco
Os filmes também podem e devem ser utilizados para o exame
de questões sociais. Esse trabalho deve inclusive levar os professores
a discutir os temas a partir da noção de mundo dos alunos,
estimulando uma participação mais ativa dos mesmos nos
estudos. (Na foto, seqüência do filme “Dois filhos de Francisco”,
produção nacional de grande repercussão entre o público e a crítica).
As aulas expositivas que transcorrerem depois da apresentação devem ser utilizadas para referendar os pontos importantes disponibilizados pelo filme, aprofundar o assunto e introduzir idéias que tenham passado despercebidas, sem que tenham sido mencionadas; novamente, cabe ao professor utilizar os recursos complementares para que suas aulas sejam elucidativas, interessantes e para que a atenção e a participação dos educandos seja contínua.
Se o professor considerar necessário os trechos mais importantes podem ser apresentados mais vezes, depois que as discussões e debates, assim como a redação sobre o material fílmico, já estiverem em curso durante as aulas.
A proposta de trabalho em pequenos grupos tem o objetivo de fazer com que os educandos troquem idéias entre si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas pelo professor e escrevam sobre o que viram.
A ideia de simulações como proposta de ação nas aulas depois da apresentação do filme tem o propósito de aproximar os temas apresentados nos filmes da realidade vivida pelos alunos, tornando o assunto em questão ainda mais pulsante e vivo para os mesmos. Ambientar as aulas em situações como uma redação de jornal, uma estação de rádio, uma organização não-governamental ou uma secretaria de governo pode estimular os estudantes e fazer com que o resultado final dos trabalhos seja ainda mais interessante.

20/04/2012 - Por FpR - Caravelas-Bahia-Brasil - 20h30min
Comunidade e Convidados participam do
LANÇAMENTO DO PROJETO
"Aprendendo com a Mídia _Criando Rotas para o Futuro" 
Às 20h30 a Fundação Professor Benedito Ralile / Cine Clube Professor Ralile, 
com a presença de diversos parceiros e convidados e com um pequeno e valioso 
público presente em virtude das atividades comemorativas ao aniversário da cidade 
de Caravelas (157 anos de emancipação política) e pela greve dos professores, 
deu-se início à programação desenvolvida. 
Dentre os ilustres presentes encontravam-se a Equipe Técnica da Fundação e parte de sua Diretoria, 
uma vez, que a maioria de seus diretores fazem curso universitário à noite em Teixeira de Freitas,  
Professores, Técnicos do ICMBio, Comunicadores, Empresários, Estudantes e Técnicos em Audiovisual e estudantes.
Inicialmente, todos assinaram o livro de registro de presenças e posteriormente assistiram 
a diversas peças de comunicação do projeto que foram produzidas. 
Muitos elogioram o conteúdo e a qualidade dos produtos. 
  1. Vídeo Documentário em Homenagem ao Aniversário de Ponta de Areia (2011),
  2. Vídeo Documentário aos Homenageados do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (2012)
  3. Vídeo Atividades da Fundação Ralile e
  4. Slides do Projeto "Aprendendo com a Mídia - criando rotas para o futuro"
Após as explicações e esclarecimentos feitos pelo Sr. Carlos Ralile (Articulador do Projeto),
o mesmo agradeceu aos apoiadores e disse que durante a articulação feita a 
Comunidade Visitada tem-se mostrado contente e animadora e que não vêem a hora de tudo acontecer, 
fazendo alguns comentários: "... até que enfim algo significativo irá acontecer 
em nossa comunidade". A Presidente da Fundação, Sra. Professora Fabiana Antonia
falou da importância do Projeto e fez o sorteio de um exemplar da História de Caravelas 
(lançado pela Fundação em 2007) sendo contemplado o Sr. Serginho Boa Pessoa  
(Apresentador/Repórter da ÓTIMA FM 104.9), o mesmo agradeceu e disse do maravilhoso presente
recebido advindo certamente de sua sorte, logo após, foi servido um delicioso 
coquetel para os presentes. O roteiro das exibições dos filmes passou por uma pequena 
alteração nas datas das exibições, mas, permaneceria inalterado a 1ª exibição programada 
para o dia 23/04/2012  no Povoado de Nova Esperança.
A Presidenta usando da palavra disse "...agora, realmente começaremos a dinamizar 
o nosso trabalho. Para nós, todo projeto, qualquer que seja, é um desafio e esperança de realizações".
Em seguida, encerrando, o Sr. Carlos disse do Projeto Cine Clube, do Prêmio Mais Cultura de 
Ponto de Leitura do Governo do Estado e falou que temos muitos desafios, dentre eles
a construção da Sede da Fundação. 
A Fundação Professor Ralile agradece aos que compareceram e prestigiaram o evento.
Aos parceiros (ICMBio, Colégio Polivalente de Caravelas, Parque Nacional Marinhos dos Abrolhos, Avenida Filmes, Cine Clube Professor Ralile) e financiadores (Instituto Votorantim e Fíbria Celulose S/A) que acreditaram e os quais depositaram a confiança em nosso trabalho, à todos que direta ou indiretamente contribuiram para os nossos objetivos, o nosso muito obrigado.      

CALENDÁRIO DEFINITIVO DAS ATIVIDADES DE EXIBIÇÕES DOS FILMES: 
Início: 23 de Abril - Término: 19 de Setembro de 2012 
Segundas-Feiras: 
POVOADO DE NOVA ESPERANÇA (Espora Gato)
Na Escola José Bonifácio ou Igreja Católica de Santo Expedito - às 17 horas
DISTRITO DE JUERANA: 
Na Escola Omar Cajá ou Praça Pública da Estação Ferroviária - às 19 horas
Terças-Feiras
POVOADO DE BARRA DE CARAVELAS: 
Na Filarmônica Lira Imaculada Conceição (FLIC) ou Espaço Alternativo da Sra. Anginha - às 19 horas
Quartas-Feiras:
DISTRITO DE PONTA DE AREIA: 
Na Escola Municipal Alda Nunes dos Santos ou Praça da Igreja - às 19 horas
Quintas-Feiras 
CARAVELAS:  
Na Escola Claudionora Nobre de Mello ou Bairro da Portelinha - às 19 horas
Sextas-Feiras
Reunião de avaliação, planejamento e procedimentos - 15 horas - Centro de Visitantes (Quitongo)


FOTOS DO EVENTO DE
LANÇAMENTO DO PROJETO
"Aprendendo com a Mídia -
Criando Rotas para o Futuro
20/04/2012 


PEÇAS DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO
Banners
Folders
Panfletos 
Cartazes
Camisas 
Plotagem de Veículo




C O N V I T E

Fundação Professor Benedito Ralile 
tem a honra em CONVIDAR vossa senhoria 
para o Lançamento do Projeto  
"APRENDENDO COM A MÍDIA -  
Criando rotas para o futuro
a realizar-se no dia 20 de Abril 
do corrente ano às 20 horas no Auditório
do Colégio Polivalente de Caravelas.
A sua presença é de fundamental importância.
Antecipadamente, nossos agradecimentos.

VENHA CONHECER E PARTICIPAR!

A Diretoria


20 de Abril de 2012
PROJETO APRENDENDO COM  A MÍDIA 
CRIANDO ROTAS PARA O FUTURO
(Uma realização da Fundação Professor Benedito Ralile/Cine Clube Professor Ralile com o aporte financeiro do Instituto Votorantim e FÍBRIA Celulose S/A)

Aconteceu em 20.04.2012 20h30min
EVENTO DE LANÇAMENTO DO PROJETO
REALIZADO NO COLÉGIO POLIVALENTE DE CARAVELAS
CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E 
CONTEMPLA COMUNICADOR COM LIVRO HISTÓRICO
DA FUNDAÇÃO PROFESSOR RALILE

 
 
 
 

 

14 de julho 2012
FÍBRIA CELULOSE S/A FAZ REUNIÃO 
COM A FUNDAÇÃO RALILE PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO COM A MÍDIA
(Criando Rotas para o Futuro)

Sr. Douglas (representante da FÍBRIA) Sra. FABIANA (pres. Fundação) e Sr. LOURIVAL (Coord. Projeto) 


















 

EXIBIÇÕES DE FILMES
1ª ETAPA DO PROJETO
Comunidades participam das reuniões e prestigiam iniciativa
AS DIVERSAS ENTREVISTAS REALIZADAS NAS COMUNIDADES BENEFICIADAS PELO PROJETO DE EXIBIÇÕES DE FILMES LEVAM A UMA ÚNICA OPINIÃO SEGUNDO OS ENTREVISTADOS:  
"...FOI A MELHOR COISA QUE JÁ TIVEMOS COMO ENTRETENIMENTO, ESPERAMOS CONTINUAR. ENQUANTO AOS ALUNOS E PROFESSORES OS MESMOS SÃO UNÂNIMES EM DIZER: ...COM CERTEZA SÓ VEIO A CONTRIBUIR COM OS ENSINAMENTOS E A CULTURA DE NOSSA GENTE"

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BONIFÁCIO
POVOADO DE NOVA ESPERANÇA
 

SEMANA DA CULTURA DE BARCELONA
TEM EXIBIÇÕES DE FILMES DO 
CINE CLUBE PROFESSOR RALILE

MERCADO DA FEIRA - CARAVELAS
PARCERIA RESEX CASSURUBÁ
 

ESCOLA MUNICIPAL CLAUDIONORA NOBRE DE MELO
CARAVELAS - BAHIA
 
 
 

ESPAÇO ALTERNATIVO DA SENHORA ANGINHA
EM BARRA DE CARAVELAS

FILARMÔNICA LIRA IMACULADA CONCEIÇÃO - FLIC
EM BARRA DE CARAVELAS

 

EXIBIÇÕES NA PRAÇA DA IGREJA 
EM BARRA DE CARAVELAS
 
 
 

 

BAIRRO DA PORTELINHA 
CARAVELAS - BAHIA
 

 

ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES SANTOS
 EM PONTA DE AREIA
 
 
 

 

ESCOLA MUNICIPAL OMAR CAJÁ
DISTRITO DE JUERANA

EXIBIÇÕES NO CIRCO JAMAICA 
DISTRITO DE JUERANA - 18/06/2012

EXIBIÇÕES NA QUADRA DE ESPORTES - JUERANA
 
 
 
 

PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO DO
29ºANIVERSÁRIO DO PARQUE NACIONAL
MARINHO DOS ABROLHOS
Noite de Homenageados:
"POVOS DO MAR - Segmento: TURISMO" 
Em 14 de Abril de 2012
 
 
 
 
 
 

Ano de 2011
Cine Clube Professor Ralile
PROMOVE PARCERIA PARA EXIBIÇÕES DE FILMES
NAS ESCOLAS DE PONTA DE AREIA
As Escolas do Distrito de Ponta de Areia, puderam vivenciar um novo entretenimento associado ao aprendizado. Isso se deu nas exibições de filmes pelo Cine Clube Professor Ralile. Os Diretores, Professores e Alunos participaram ativamente na construção dos debates e discussões provocadas. Após as exibições cada Escola foi contemplada com um exemplar (Livro) da História do Município de Caravelas doado pela Fundação Professor Ralile, autora da Obra.

 ESCOLA MUNICIPAL ALDA NUNES SANTOS
(Exibições nos turnos: Matutino/Vespertino/Noturno)

ESCOLA MUNICIPAL EDE SANTOS
(Exibições nos turnos: Matutino/Vespertino)
 



Fotos: Fundação Ralile
veja + página: "CINE CLUBE"






Um comentário:

BJ PRODUÇÕES disse...

Muito Bom o Trabalho Realizado por essa Fundação que vem nos acrescentando muito e resgatando a história as raízes Culturais e Religiosas os meus Parabéns!!!

Destaque

SANTO ANTONIO DE BARCELONA _ DESFILE CÍVICO

https://youtu.be/30XglqDW1kQ?si=VGRevChubHe6LqGU

HOMENAGENS